Os 14 municípios da Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP) anunciaram sexta-feira, em Vila do Conde, que vão apresentar uma candidatura comum a fundos do Quadro Referência Estratégica Nacional (QREN) para resolver problemas ambientais da região.
"O ambiente é uma das áreas onde a cooperação mais se justifica, pelo que vamos preparar uma proposta conjunta para submeter aos fundos comunitários", disse o vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Castro Almeida.
O social-democrata, que também presidente da Câmara de S. João da Madeira, não adiantou quando é que a proposta estará concluída, referindo apenas que a candidatura tem que ser formalizada até ao final deste ano. Os autarcas da GAMP realizaram sexta-feira a primeira reunião formal fora da cidade do Porto, em Vila do Conde, dedicada exclusivamente à temática ambiental.
Ao encontro, que permitiu aos autarcas conhecerem a realidade ambiental global da área metropolitana, juntaram-se representantes da Universidade do Porto e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte.
A criação de reservas ecológicas - nomeadamente no Mindelo, Vila do Conde - e a despoluição de cursos de água como o rio Leça, foram algumas das principais preocupações ambientais manifestadas. "Mas nada foi ainda discutido em pormenor", garantiu Castro Almeida.
Na mesma altura em que se realizava este encontro em Vila do Conde, a Câmara de Valongo convocou a comunicação social para anunciar que vai avançar com um projecto próprio para despoluição do troço do rio Leça que atravessa o concelho.
O presidente executivo da JMP, Emídio Gomes, sustentou que a iniciativa de Valongo não revela "descoordenação ao nível da gestão ambiental metropolitana" e assegurou que o projecto de Valongo se enquadra na estratégia da JMP.
No final da reunião, a autarquia de Vila do Conde e o Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto assinaram um protocolo para activar um centro de monitorização e interpretação ambiental. O centro destina-se a monitorizar a qualidade do ar, água e areais das praias de Vila do Conde.
Notícias relacionadas
Betão ameaça uso de recursos agrícolas em caso de crise
Oposição critica Plano Nacional do Ordenamento do Território