A Secretaria de Estado de Alterações Climáticas enviou a Bruxelas o Inventário Nacional de Emissões de Contaminantes Atmosféricos, correspondentes ao período de 1990-2008, e as projecções para 2020 dos inventários correspondentes a 1990-2007.
O Inventário indica que as emissões de gases com efeito de estufa do ano de 2008 situam-se em 405.048 quilotoneladas de dióxido de carbono (CO2), o que supõe uma redução percentual de 7,7 em relação às emissões de 2007, situando as globais em cerca de 39 por cento acima das do ano base.
A descida das emissões deve-se sobretudo a uma melhoria da intensidade energética e também a mudanças na produção de energia, com um claro aumento das renováveis e uma diminuição do uso de carbono, como consequência dos preços relativos aos combustíveis fósseis e dos preços por tonelada de CO2 nos mercados internacionais.
O documento observa também uma redução das emissões devido á quebra de utilização de combustíveis pelo sector dos transportes e em determinadas actividades industriais, como a fabricação de cimento.