Bem-vindo ao site da CONFAGRI
19-08-2017 06:33
Go Search
 
 

 
OMAIAA: "A produção e Comercialização de Castanha em Portugal" 

 

Em Portugal, actualmente a área ocupada com castanheiros é cerca de 30 500 hectares, dando origem a uma produção de mais de 20 500  toneladas anuais de castanha. As áreas de mercado mais representativas são Bragança, Chaves, Guarda e Portalegre, onde são cultivadas as Cota, Longal, Judia,  Matainha, Rebordã, Bária e Colarinha.

A nível nacional existem quatro “Denominações de Origem Protegida” (DOP) para a castanha, nomeadamente a Castanha da Terra Fria; Castanha dos Soutos da Lapa, da Padrela e de Marvão, de acordo com a publicação do Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares, “A Produção e Comercialização da Castanha em Portugal”.

De acordo com os dados da organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de castanha estima-se em 1,1 milhões de toneladas, distribuídas por uma superfície que não atinge os 340 mil hectares.

A China é líder com o lugar de maior produtor do mundo, assinalando um volume anual de cerca de 800 mil toneladas, o que representa aproximadamente 70 por cento da produção mundial. A Europa é responsável por 12 por cento da produção mundial, destacando-se a Itália e Portugal com representatividades na produção mundial de quatro e três por cento, respectivamente.

 

Fonte: OMAIAA


Notícias Associadas:

Palmela: Seminário "Maçã Riscadinha - Tradição e Oportunidade"
Abrantes: Procura de cabazes de frutas e hortícolas esgota capacidade de resposta dos agricultores
FAO: Nova ferramenta para melhorar culturas em África
Vila Real: Câmara vai criar hortas urbanas
FEPEX no PE para defender reforma dos preços de entrada das importações de frutas e hortícolas


Imprimir  Enviar a um amigo

Voltar atrás