Bem-vindo ao site da CONFAGRI
19-08-2017 06:35
Go Search
 
 

 
Comissão Europeia vai convocar reunião sobre ovos contaminado 

Fonte: www.jornaleconomico.sapo.pt

O anúncio foi feito pelo comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis.

A Comissão Europeia vai convocar representantes dos países afectados pela distribuição de ovos contaminados com o insecticida tóxico fipronil, depois de serem apurados todos os factos, anunciou nesta sexta-feira o comissário europeu da Saúde.

“Propus a realização de uma reunião de alto nível, reunindo os ministros visados e os representantes das agências de segurança alimentar de todos os estados-membros implicados, assim que o conjunto de factos esteja à nossa disposição”, afirmou Vytenis Andriukaitis, numa mensagem enviada à agência France Presse.

O comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar adiantou ainda ter já abordado o assunto com os ministros alemão, belga e holandês. A notícia surge pouco depois de doze países europeus – Áustria, Eslováquia, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Suécia, Roménia e Holanda – já reportaram a existência de ovos contaminados nos circuitos comerciais.

A agência de segurança alimentar britânica revelou que quase 700 mil ovos contaminados pela utilização inadequada do inseticida fipronil em aviários foram importados para o Reino Unido. Mais tarde, Denis Ducarme, ministro da Agricultura da Bélgica, acusou a Holanda de haver detetado Fipronil em ovos das explorações aviárias daquele país em novembro passado, nove meses antes de o escândalo pan-europeu ter sido tornado público.

Notícias Associadas:

Registo de agricultores apoiados acima de mil euros é obrigatório e gratuito
Vindimas antecipadas no Douro devido ao tempo seco e quente
Cinco empresas francesas afetadas com ovos contaminados com Fipronil
Governo garante já ter adotado medidas de apoio a agricultores
Produção de vinho em Portugal deve subir 10% em média em 2017/18


Imprimir  Enviar a um amigo

Voltar atrás