Bem-vindo ao site da CONFAGRI
25-06-2017 21:30
Go Search
 
 

 
Município de Celorico promove queijo Serra da Estrela no Japão 

 

A Câmara Municipal de Celorico da Beira anunciou que está a promover o queijo Serra da Estrela no Japão, em conjunto com outros produtos endógenos de «elevada qualidade» produzidos no concelho.

Segundo a autarquia de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, o queijo produzido com leite de ovelha está a ser promovido no mercado japonês através da Associação de Amizade Portugal Japão (AAPJ).

«No final de 2016, surgiu a possibilidade de projectar os produtos do concelho internacionalmente, mais em concreto no mercado japonês, onde, com o apoio da AAPJ, o Solar do Queijo Serra da Estrela espera mostrar o concelho, a região e os produtos regionais de elevada qualidade», refere o município em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A nota indica que, numa primeira abordagem ao mercado do Japão, a grande aposta do município, «numa estratégia concertada com outros municípios e entidades, passa por divulgar produtos como o queijo Serra da Estrela, apresentando-o como um produto “gourmet”, assim como o requeijão e o borrego, todos eles certificados com garantia de qualidade».

«Mas também o azeite, um produto com alto teor de qualidade e em vias de certificação», é promovido no âmbito da mesma estratégia, assinala. O vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, José Luís Cabral, citado na nota, explica que «atrair investimento directo é a meta para a segunda fase do trabalho».

No entanto, segundo o autarca, com a promoção de Celorico da Beira no Japão, o município também pretende atrair turistas para o seu território. «Celorico da Beira tem um vastíssimo património religioso e cultural, onde se destacam os castelos de Linhares da Beira e de Celorico da Beira e a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, sem esquecer que o concelho é considerado um dos cinco locais a nível mundial para a prática de parapente, tendo recentemente acolhido várias provas mundiais da modalidade», afirma.

José Luís Cabral adiantou à Lusa que na última semana de Abril integrou uma comitiva que se deslocou ao Japão, onde promoveu o queijo Serra da Estrela e outros produtos do concelho junto de diversas entidades daquele país.

«A entrada no mercado está feita», disse o autarca, explicando que agora «há todo um processo que importa aprofundar, existindo já contactos de investidores» japoneses que estão interessados em importar produtos de Celorico da Beira, em particular o queijo que foi «adorado» por quem o provou.

Celorico da Beira tem o epíteto de Capital do Queijo Serra da Estrela e possui o Solar do Queijo da Serra da Estrela, criado no final da década de 1990, onde o município divulga e vende queijo ao longo de todo o ano.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, nomeadamente, Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

Fonte: Lusa


Notícias Associadas:

PE propõe medidas para reduzir em metade o desperdício alimentar na UE
Estudo: Lacticínios não aumentam o risco de ataque cardíaco ou AVC
Famílias em Maputo procuram alternativas por causa da subida de preço do pão
"Douro TGV" promove «aceleração» do turismo, gastronomia e vinho
Carne de porco: esqueça o mito da gordura


Imprimir  Enviar a um amigo

Voltar atrás