Acordo UE-Mercosul pode encerrar no final do mês

Confagri 07 Mar 2018

O ministro de Relações Externas do Paraguai, Eladio Loizaga, país que detém a presidência temporária do Mercosul, anunciou que as negociações do acordo entre a União Europeia e o Mercosul estão muto avançadas e que em finais do mês de março será possível chegar a um consenso no que diz respeito aos temas sensíveis.

Na última ronda de negociações entre o blocos europeu e latino-americano, que decorreu em Assunção e terminou na sexta-feira, dois de março, parece que se alcançou um grande avanço. Ficam por terminar alguns pontos pendentes, como por exemplo as Denominações de Origem Protegidas (DOP), em especial as referentes ao queijo e vinho.

Este é um tema muito conflituoso porque atualmente os países do Mercosul estão a produzir queijos com nomes protegidos na União Europeia com uma DOP, como é o caso do queijo feta, parmesão e brie. Para o Mercosul são simplesmente tipos de queijo que qualquer um pode fabricar.

CS

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI