A Agricultura continua a ser uma prioridade importante para o Parlamento Europeu

Confagri 04 Jul 2019

O Copa e a Cogeca felicitam David Sassoli pela sua eleição como presidente do Parlamento Europeu  e congratulam-se com o aumento do número de lugares no Comité de Agricultura e Desenvolvimento Rural (de 46 para 48 lugares).

Comentando a nomeação, Pekka Pesonen, secretário-geral do COPA-COGECA referiu “Acreditamos que isso demonstra a importância estratégica dada pelo Parlamento Europeu aos temas abordados neste Comité e esperamos que os deputados selecionados venham a trabalhar em conjunto com o objetivo de tornar a agricultura da União Europeia mais competitiva e mais sustentável. Estamos satisfeitos com o facto de um número substancial de membros deste Comité ter um bom conhecimento da agricultura, quer seja através de agricultores ou de agrónomos, quer através dos seus compromissos políticos, coletivos ou individuais. “

O Copa e a COGECA também vêm com bons olhos o número significativo de membros da COM AGRI (Comissão de Agricultura da Comissão Europeia) que foram reeleitos, pois isso tornará mais fácil a continuação do trabalho, a começar pelas decisões do futuro da PAC. É de importância crucial que os novos eurodeputados aproveitem o trabalho desenvolvido sobre a reforma da PAC pelos seus antecessores e baseiem as suas propostas na votação do Comité AGRI de abril de 2019. Neste contexto, a COM AGRI deve continuar a ser o principal Comité das políticas de desenvolvimento agrícola e rural da UE e manter a sua responsabilidade estratégica. O papel e as responsabilidades deste Comité devem ser reforçados, a fim de reforçar a coordenação, com o Parlamento Europeu, das políticas da União Europeia que afetam as atividades dos agricultores e das cooperativas agrícolas europeias.

Além disso, uma oportunidade importante para o sector agrícola reside agora na capacidade dos deputados europeus de se pronunciarem contra o acordo comercial bilateral recentemente acordado entre a UE e o Mercosul, que tem sérias repercussões nos vários sectores agrícolas.

Acreditamos que o nível de ambição que o futuro Parlamento demonstra para com a agricultura europeia será um bom indicador da força do projeto europeu, bem como da unidade dos Estados-Membros.

Estamos igualmente expectantes por continuar a nossa colaboração construtiva com outros Comités, como o Comércio Internacional ou o Ambiente, a Saúde Pública e a Segurança Alimentar, cujas atividades são extremamente relevantes para o sector agrícola europeu. Estes Comités desempenham um papel crucial na manutenção dos elevados padrões europeus e na promoção da sustentabilidade na cadeia alimentar, bem como um papel importante na proteção do modelo agrícola da UE em tempo de muitas pressões comerciais.

Gostaríamos, por fim, de indicar a todos os deputados interessados nas prioridades do sector agrícola da UE para o próximo período político, o nosso site dedicado ao assunto:  www.wefarm4.eu

Fonte: Copa_Cogeca

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI