Fonte: portugal2020.pt
Foi publicada em Diário da República a Resolução de Conselho de Ministros n.º86/2020 que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030.
Ciente do contributo que uma Agricultura mais inovadora, eficiente e sustentável pode ter na promoção do bem-estar e da sustentabilidade da sociedade portuguesa, é assim apresentada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, pretendendo tomar parte numa resposta ágil e adequada que os vários desafios exigem do setor agroalimentar.
A Agenda está alinhada com as prioridades estabelecidas no Programa do Governo: o combate às alterações climáticas, o esbatimento das desigualdades, a alteração da nossa estrutura demográfica e a transição digital.
Este é o propósito da Agenda, fazer crescer o setor agroalimentar, inovando-o e entregando-o à próxima geração.
A Agenda cumpre os desígnios do Programa do Governo, as orientações e compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, do Pacto Ecológico Europeu e, especificamente, da estratégia «Do prado ao prato».
Também incorpora os compromissos assumidos nas várias estratégias, programas e planos nacionais, da área governativa da Agricultura ou que tenham intervenção ou impacto no setor agroalimentar.
A Agenda foi construída de forma participada, recolhendo mais de uma centena de intervenções e quase nove dezenas de contributos escritos, decorrentes das oitos sessões públicas promovidas.
A definição de uma estratégia a 10 anos permite priorizar e consolidar as medidas e ações, presentes nos vários instrumentos nacionais com incidência no complexo agroalimentar.