Brexit. UE quer poder impedir acesso de Londres ao mercado único

Confagri 08 Fev 2018

A União Europeia quer garantir um mecanismo de suspensão do acesso do Reino Unido ao mercado único depois do “Brexit”. O poder para suspender «certos benefícios» faz parte de um projeto de acordo entre Bruxelas e Londres que chegou ontem à imprensa.

Para o governo de Theresa May, refere a BBC, o documento apenas reflete «diretivas estabelecidas», mas Nigel Farage, eurodeputado, ex-líder do UKIP e um dos principais rostos da campanha do não à Europa, considera que a oferta de acordo visa criar uma “Vichy britânica”, referindo-se ao regime colaboracionista francês, fantoche nas mãos da Alemanha nazi.

Com o reinício das negociações sobre o “Brexit”, ontem, quarta-feira, não só o governo conservador britânico parece não ter ainda bem definido o que aceita e não aceita nas negociações em Bruxelas como ainda não conseguiu acalmar as hostes dentro do seu partido. Aliás, uma e outra coisa parecem estar ligadas, porque a definição de limites é algo que separa os tories mais eurocéticos dos mais pró-europeus.

Ainda na segunda-feira à noite, Anna Soubry, uma deputada pró-europeia, apelou a May para expulsar os eurocéticos do partido: «Já é mais do que tempo de Theresa os encarar e pô-los fora», afirmou, citada pela BBC. Falava Soubry de 35 defensores do “Brexit” de linha dura que têm uma abordagem económica à saída do Reino Unido da União Europeia que prejudica a posição de Londres. Os radicais eurocéticos querem a saída do mercado único e da união aduaneira e uma política de comércio externo independente.

May voltou a referir ontem, em Manchester, que «o partido e o governo estão focados numa coisa bem clara que temos de fazer, que é aquilo que o povo britânico nos pediu para fazer: sair da União Europeia. A primeira-ministra mostrou-se «otimista» em conseguir um bom acordo para o Reino Unido.

Fonte: SOL

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI