Comemorações do 30.º Aniversário da Mútua de Basto /Norte

Confagri 15 Mai 2018

A CONFAGRI esteve representada na cerimónia comemorativa do trigésimo aniversário da Mútua de Basto, no dia 10 de Maio, em Cabeceiras de Basto, pelo seu Presidente, Comendador Manuel dos Santos Gomes e pelo Secretário-Geral, Eng.º Francisco Silva.

Para assinalar a data, a associação organizou dois actos evocativos, exemplarmente  concebidos  e  muito participados: o descerramento de uma placa alusiva, na sua Sede,e uma Sessão Solene, que teve lugar na Casa do Tempo, nos Paços do Concelho, presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

 

O Presidente da CONFAGRI, no seu discurso na Sessão Solene, teve a oportunidade de homenagear os fundadores da associação, quer os presentes na cerimónia, quer os familiares dos que já partiram,  os associados, os colaboradores e os dirigentes, bem como deixar expresso o importante papel da Mútua de Basto no desenvolvimento da actividade pecuária, em particular,  e de todo o sector agrícola do concelho de Cabeceiras de Basto e da área da sua influência .

“A Confagri associa-se a esta festa que é o corolário de 30 anos de trabalho, para homenagear a vida e obra desta exemplar organização, bem como para expressar que o trabalho conjunto desenvolvido entre a CONFAGRI e a Mútua de Basto tem proporcionado um crescimento, que muito nos orgulha e motiva. A CONFAGRI está disponível para apoiar e trabalhar na continuidade do que vem sendo feito, de uma forma profícua em prol da região e da agricultura. É uma honra trabalhar com uma tão digna organização”, referiu o comendador Manuel dos Santos Gomes.

No final da Sessão Solene, teve lugar um Porto de Honra, composto por tradicionais iguarias da região, que proporcionou um fraternal convívio entre os participantes .

 

A Mútua de Basto

A 17 de Março de 1988, no Cartório Notarial de Mondim de Basto, era celebrada a escritura de constituição da Associação de Desenvolvimento Rural Mútua de Seguros e Multi-Serviços – Mútua de Basto / Norte.

A Associação, com sede em Cabeceiras de Basto, com mais de 6.000 associados, iniciou a sua actividade numa área de intervenção circunscrita a este e outros concelhos limítrofes, com principal incidência nas Terras de Basto, tendo alargado nos últimos anos a sua acção a todos os municípios da NUTII da Região Norte. O seu objectivo é criar as condições ao desenvolvimento local, com a intenção de fixar as populações rurais e contribuir para a melhoria das suas condições de vida.

Apesar da sua vocação inicial para o sector pecuário, desde cedo que as actividades da Mútua de Basto/Norte passaram de um cariz meramente sectorial, especialmente orientadas para a prestação de serviços em áreas como o seguro pecuário, a sanidade e melhoramento animal, bem com a preservação do património genético das raças autóctones, designadamente com a Inseminação Artificial, a Organização de Produtores Pecuários, a criação do Agrupamento de Produtores de Cabrito das Terras Altas do Minho, e o desenvolvimento do Sector Florestal, para uma intervenção mais abrangente e mais proactiva na promoção de iniciativas de valorização profissional e de qualificação para a cidadania com o desenvolvimento da Formação Profissional, a dinamização de um Centro Novas Oportunidades, a criação de um Centro de Apoio aos Sistemas Agrícolas de Montanha, a integração na Rede Europeia dos Cordeiros e dos Homens, a promoção dos Produtos de Qualidade e a construção do Entreposto Comercial de Basto.

 

 

 

     – Mensagens de:

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI