CONFAGRI festejou em Mirandela o Movimento Cooperativo

Confagri 12 Jul 2018

 

 

 

 

Celebrou-se, no passado dia 7 de Julho, o Dia Internacional das Cooperativas, este ano subordinado ao tema “Sociedades Sustentáveis através da Cooperação”.

A CONFAGRI organizou uma Sessão Comemorativa, em colaboração com a CONFECOOP, nessa data, em Mirandela, muito participada e com intervenções extremamente dignificantes do movimento cooperativo.

 A anfitriã do evento foi a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro, tendo a Câmara Municipal de Mirandela e a CASES apoiado o mesmo.

De entre os presentes, destaca-se a participação da Presidente da Câmara Municipal de Mirandela , Júlia Pinheiro, do Presidente do Conselho de Administração da CCAM do Alto Douro, Adriano Diegues, do  Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, Joaquim Barreto, e do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

Destaque ainda para a conferência proferida pela Professora Deolinda Meira sobre o tema    “Governação Cooperativa e Sustentabilidade – Uma análise à luz das novas tendências do direito cooperativo europeu”.

O Dia Internacional das Cooperativas tem como objetivo divulgar o trabalho meritório das cooperativas, destacar as metas do movimento cooperativo internacional em paralelo com as dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fortalecendo e fomentando as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais e nacionais) e organismos internacionais.

Existem, atualmente, 1,2 mil milhões de cooperadores a nível global, não havendo outro movimento económico, social e político que, em menos de 200 anos, tenha crescido tanto quanto o movimento cooperativo.

As Cooperativas Agroalimentares assumem um papel muito relevante a nível da União Europeia, assegurando 62% da produção agroalimentar e em Portugal têm um peso significativo nas produções (e.g. cerca de 40 % no vinho,  20 % no azeite, 62% no leite) .

Na sua intervenção, o Presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, incidiu na necessidade de aumentar a consciência pública sobre a importância das Cooperativas, porque este movimento, feito por pessoas e para pessoas, é o que reúne, pelas suas características de proximidade, maior competência para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, que têm como aspiração alcançar sociedades mais sustentáveis e com menores desequilíbrios económicos e sociais.

Referindo-se à especificidade e ao papel das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola associadas da CONFAGRI , no desenvolvimento do país e da atividade agrícola, Manuel dos Santos Gomes, destacou que estas:

  • Geram atividade económica, na medida em que apoiam e tornam viável a atividade de milhares de explorações agrícolas e de empresas no espaço rural português, prestando ainda importantes serviços às suas populações;
  • Criam, localmente, emprego duradouro e de qualidade;
  • Combatem o abandono e a desertificação humana e não se deslocalizam.

Deixou também expresso, que, para que todo o potencial destas organizações seja conseguido, a CONFAGRI tem vindo a reivindicar políticas que facilitem a sua atividade, nomeadamente ao nível do apoio ao investimento e à capacitação dos seus Técnicos e Dirigentes.

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deixou expresso, na Sessão de Encerramento, o importante papel das Cooperativas na coesão económica, social e territorial e elogiou o empenho da CONFAGRI no reforço do setor da Economia Social em Portugal e enquanto organização de cúpula do setor Cooperativo agrícola português.

“Este não é um sector do passado, é um sector que resiste quando há dificuldades mas também se consegue afirmar quando há oportunidades”, afirmou.

Com esta Sessão Comemorativa, ficou evidenciado que o movimento Cooperativo, em especial o movimento Cooperativo Agrícola, demonstra vigor, empenho e está preparado para responder aos desafios que se lhe colocam, em defesa da Agricultura e dos Agricultores que representa.

Em atualização

Discurso do Presidente da CONFAGRI

Discurso do Presidente da CONFECOOP

Conferência da Professora Deolinda Meira

Discurso Presidente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI