CONFAGRI promove visita à Smartfarm no âmbito do projeto TOPPs

Confagri 31 Out 2018

A CONFAGRI em parceria com a COOPQUER, promoveu no passado dia 30 de Outubro, no âmbito do projeto TOPPs liderado pela ANIPLA, uma visita de estudo à SMARTFARM com cerca de 34 Agricultores, iniciativa que se associa a um total de 6 ações da responsabilidade da CONFAGRI, envolvendo um total de cerca de 200 participantes.

A SMARTFARM instalada na Companhia das Lezírias, trata-se de um projeto de demonstração técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável, considerando a Lei nº 26/2013 para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos (PF), pretende-se com este projeto o desenvolvimento de um espaço de demonstração de como podem ser implementadas Boas Práticas Agrícolas, visando a promoção de várias ações de formação e sensibilização sobre a utilização e manuseamento seguro de PF.

A Companhia das Lezírias foi escolhida por ser a maior exploração agropecuária e florestal em Portugal e ser uma referência em matéria de adopção de boas práticas de sustentabilidade tendo em conta a proteção ambiental. A SMARTFARM trata-se de um projeto dinâmico com constantes alterações e melhorias tendo em conta a evolução tecnológica e as boas práticas associadas à segurança do aplicador e proteção ambiental.

A visita à SMARTFARM permitiu conhecer:

– O Armazém de Produtos Fitofarmacêuticos: em conformidade com as exigências da Lei nº 26/2013, art 23º que garante que o armazenamento de PF se efetua de acordo com todas as condições de segurança e higiene, diminuindo o risco de contaminações do operador e do ambiente;

– O Sistema de Gestão das Embalagens Vazias: colocadas em sacos apropriados e armazenadas temporariamente, para posterior entrega num ponto de retoma da VALORFITO;

– A Estação de Preparação da Calda e de Lavagem do Equipamento de Aplicação: construída uma estação coberta, sem paredes laterias e com o chão impermeável, com capacidade para contenção de derrames ocasionais. O local permite a preparação da calda e a lavagem do equipamento de aplicação. Para a Preparação da Calda a SMARTFARM tem disponíveis sistemas de transferência fechados CTS (Closed Transfer Systems) os quais permitem uma maior proteção do aplicador nesta fase de trabalho, minimizando o risco. No que diz respeito à lavagem, esta estação permite lavar o equipamento deixando-o pronto para uma próxima aplicação. Este local tem cobertura e uma bacia de retenção, concebida de forma a não ser suscetível de inundação e que permite a recolha de efluentes.

– 2 Sistemas de Gestão de Efluentes Fitofarmacêuticos: estão implementados, 2 Sistemas que garantem o tratamento das águas resultantes da lavagem do equipamento de aplicação e eventuais restos de calda existentes no pulverizador, tendo já acordo para a recolha dos resíduos.

A SMARTFARM é sem dúvida um exemplo de exploração modelo preparada para formação especializada para o sector, bem como para ações de sensibilização para o público em geral, de modo a que possam conhecer a forma profissional e responsável como se produzem alimentos saudáveis e seguros. Esta visita permitiu que a missão da CONFAGRI em promover iniciativas e espaços de aprendizagem para que contribua para a disseminação de Boas Práticas Agrícolas num contexto de uma Agricultura cada vez mais Sustentável.

 

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI