Incêndios. 100 milhões a fundo perdido disponíveis a partir desta segunda-feira

Confagri 06 Nov 2017

Estão disponíveis, a partir desta segunda-feira, 100 milhões de euros, a fundo perdido, para as empresas do Norte e Centro do país atingidas pelos fogos de Outubro, para o qual qualquer uma se pode candidatar.

O objetivo é que se possa repor «os equipamentos, as instalações, as viaturas, tudo quanto são meios produtivos e assim se garantir e retomar, o mais rapidamente possível, as condições normais de laboração que existiam anteriormente», afirma à Renascença o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Podem candidatar-se «empresas de qualquer dimensão e de qualquer setor de atividade, excluindo as da agricultura que têm linhas próprias e que em devido tempo vão ser anunciadas e divulgadas», adianta.

Os apoios a fundo perdido vão abranger entre 70 e 85 por cento dos prejuízos. Os projetos não são financiados a 100 por cento, mas quase: «A fundo perdido, as taxas serão de 85 por cento, para projetos até 200 mil euros. Acima desse valor, será de 70 por cento se foram pequenas e médias empresas».

No que toca ao prazo para a concessão dos fundos, «para projetos até 200 mil euros os prazos de decisão correspondem a 20 dias e para projetos de maior dimensão, esse prazo será de 40 dias úteis», refere o secretário de Estado.

As candidaturas devem ser entregues na plataforma Portugal 2020. Quem precisar de ajuda pode recorrer à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da respetiva área. As candidaturas podem ser entregues até Julho de 2018.

Fonte: Renascença

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI