INE: Redução da produção de tomate para indústria e aumento de maçãs e peras

Confagri 03 Nov 2017

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística, em 30 de setembro, apontam para uma produção de tomate para a indústria inferior à das duas últimas campanhas, de -5 por cento face a 2016 e -17 por cento face a 2015.

Também para o arroz registam-se quebras na produção, de –5 por cento, em resultado da redução simultânea da área semeada e da produtividade.

Em sentido contrário, o Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê um aumento da produtividade do milho de regadio, de mais 5 por cento, com as primeiras colheitas a revelarem níveis de humidade do grão muito baixos e um aumento de 15 por cento na produção de batata de regadio.

A campanha de frutas mostra-se bastante favorável, com uma produção de maçãs que poderá chegar às 300 mil toneladas, mais 25 por cento face a 2016, enquanto nas peras, depois de dois anos maus, verifica-se uma recuperação para níveis de produção próximos do habitual.

No kiwi, apesar das previsões para frutos de menor calibre, poderá haver um aumento no rendimento unitário de 15 por cento, ultrapassando as 10 toneladas por hectare, com destaque ainda para amêndoa, cuja produção, pela primeira vez neste século, deverá superar as 20 mil toneladas.

Para o vinho, as expetativas são elevadas. Segundo a informação do INE a produção deve aumentar em 10 por cento e a qualidade dos mostos faz antever a produção de bons vinhos.

Para a produção de leite e produtos lácteos, a recolha de leite foi de 150,3 mil toneladas, o que representa um acréscimo de 0,9 por cento, mais 1,1 por cento em comparação a julho. A produção total de lacticínios registou um decréscimo de 4,0 por cento.

A informação avança ainda que verificou-se um menor volume de abate de bovinos e suínos, de -4,7 e -6,0 por cento, respetivamente.

O INE informa que as atuais previsões não fazem referencia a eventuais impactos dos incêndios de 15 de outubro em área agrícolas e de pastagens., conforme documento em anexo.

Anexo: INE – Boletim Mensal da Agricultura e Pescas (30 de Setembro)

Fonte: Instituto Nacional de Estatística 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI