Maior seca em 90 anos obriga Namíbia a leiloar mil animais selvagens protegidos

Confagri 17 Jun 2019

A Namíbia vai vender cerca de mil espécies protegidas para fazer face à seca extrema que o país está a atravessar, considerada a pior dos últimos 90 anos, cujo objetivo é amilhar 1,1 milhões de dólares para um fundo do Estado destinado à conservação de vida selvagem e gestão de parques. No lote de animais a leiloar, destacam-se 28 elefantes, 60 girafas, 600 búfalos, 150 gazelas, 65 oryx, 20 impalas e 35 elandes.

«Dado que este ano é um ano de seca, o Ministério do Ambiente gostaria de vender vários tipos de espécies de caça de várias áreas protegidas para proteger o pastoreio e ao mesmo tempo gerar fundos muito necessários para parques e gestão da vida selvagem», disse o porta-voz da da pasta do Ambiente Romeo Muyunda, no sábado, 15 de junho, citado pela agência France-Presse.

A Namíbia atravessa um período de seca extrema e, devido à severidade do fenómeno, foi declarado estado de desastre nacional em maio. Este país da África Austral tem 2,4 milhões de habitantes e estima-se que cerca de meio milhão tenham sido afetados pela seca.

Um relatório do Ministério da Agricultura, em abril, contabilizava em 63.700 animais mortos, em 2018, devido a esta seca. Foi para impedir que tal continue que o Ministério do Ambiente anunciou o leilão destes animais.  Muyunda esclareceu também que «as condições de pastagem na maior parte dos parques são extremamente pobres e se não for reduzido o número de animais, isto levará à perda de animais devido à fome».

A ajuda internacional já chegou à Namíbia, mas o clima seco continua a contribuir para a deterioração das condições de pastagem. «A condição de pastoreio na maioria dos nossos parques é extremamente pobre», acrescentou o porta-voz Muyunda.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI