Niepoort declara 2017 ano Vintage para o seu vinho do Porto

Confagri 10 Abr 2019

A casa Niepoort declarou 2017 como ano Vintage para os seus vinhos do Porto e o seu responsável máximo disse à agência Lusa que este é o «melhor vinho» que algum dia fez.

«A natureza proporcionou-os uma qualidade de uva incrível», acrescentou um Dirk Niepoort entusiasmado. O produtor frisou que «2017 foi um ano quente mas a vindima fresca», observando ainda que «a floração acabou por ser muito precoce» face ao habitual e «não aconteceram desgraças, como geadas ou frios», que os produtores tanto temem.

A uva vindimada estava «madura, mas não sobre-madura, as quantidades foram muito pequenas» e o resultado foi um ano excecional para o vinho, «um ano Vintage clássico mas com uma frescura que não é habitual», disse ainda Dirk Niepoort.

A Niepoort junta-se assim à família Symington, que também declarou 2017 como ano Vintage, depois de também já o ter feito relativamente a 2016. No seu caso, contudo, já tinha feito uma declaração consecutiva «em 1982 e 1983», ao passo que a Symington o fez pela primeira vez na sua história de mais dois séculos como casa produtora.

«O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto aprovou o nosso Vintage em fevereiro deste ano e o vinho vai ser apresentado na quinta-feira em Londres», anunciou. O vinho do Porto Niepoort Vintage 2017 «é o melhor» que Dirk Niepoort afirma ter feito. «Está muito perto da perfeição. É tão perfeito, tão perfeito que até mete impressão», considerou.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI