Portugal assume a presidência da Irrigants d’Europe até 2020

Confagri 20 Mar 2018

A Irrigants d’Europe, constituída a 14 de junho deste ano, nasceu para defender os interesses do setor junto das instâncias europeias e para explicar à sociedade a importância do regadio na produção de alimentos. Portugal assume a presidência desta associação até 2020.

A cerimónia da assinatura de constituição da Irrigants d’Europe decorreu a 14 de junho, em Santarém, com a presença das quatro federações de regantes suas fundadoras – ANBI (Itália); FENACORE (Espanha); Irrigants d’France e FENAREG (Portugal) e do ministro da Agricultura de Portugal.

Por decisão unânime dos pares, Portugal assume a presidência da Irrigants d’Europe no primeiro mandado, entre 2017 e 2020. «A água e o regadio são essenciais à competitividade da agricultura no Sul da Europa. Com a criação da IRRIGANTS d’EUROPE os agricultores regantes partem para a negociação da próxima reforma da Política Agrícola Comum (PAC) com uma posição fortalecida e mais aptos a defender os seus interesses», afirmou Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura de Portugal.

«A Irrigants d’Europe visa participar ativamente nos processos decisórios europeus, oferecendo a riqueza da experiência e do conhecimento dos seus membros, mantendo fortes raízes em séculos de gestão e de governança da água em agricultura. Em vésperas da revisão da Diretiva Quadro da Água e da revisão da PAC, faz todo o sentido que os representantes do regadio se unam numa entidade que tem como principal objetivo defender esta atividade, fundamental na agricultura dos países mediterrânicos e não só. Mais que um direito, esta é uma obrigação que nos assiste», considerou José Núncio, presidente da FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, por inerência presidente da Irrigants d’Europe.

«Congratulo-me com a união de quatro federações de regantes do Sul da Europa agora representadas pela IRRIGANTS d’EUROPE e estou certo de que saberemos defender o regadio num momento tão importante como o atual, em que se prepara a revisão da Diretiva Quadro da Água na União Europeia», acrescentou Éric Frétillère, presidente da Irrigants de France.

«Pela primeira vez os agricultores do Sul da Europa falam a uma só voz para defender o regadio, que hoje é um recurso imprescindível na agricultura do Mediterrâneo, mas que no futuro será também uma necessidade para os países do Centro da Europa, devido às alterações climáticas. A criação da IRRIGANTS d’EUROPE representa um grande passo para toda a agricultura europeia», afirmou Adriano Battilani, presidente da Associazione Nazionale Consorzi di Gestione e Tutela del Territorio e Acque Irriga, de Itália.

«Até 2030 precisamos de produzir mais 40% de alimentos para suprir as necessidades da crescente população mundial e temos que o fazer usando menos água e menos terra per capita. Isso só se consegue através do armazenamento de água para uso na agricultura e com um regadio eficiente. A IRRIGANTS d’EUROPE fará ouvir a sua voz em Bruxelas para que os países do Norte da Europa percebam a importância desta mensagem», rematou Andrés del Campo, presidente da Federación Nacional de Comunidades de Regantes (Fenacore), de Espanha, e também presidente da Comunidade Euromediterrânea de Regantes (EIC).

A Irrigants d’Europe representa 75 por cento da área de regadio na Europa, 7,7 em 10,2 milhões de hectares de regadio. Os objetivos desta associação constam da “Declaração de Santarém”, assinada pelas federações fundadoras. A associação terá a sua sede social em Bruxelas, em local a anunciar brevemente.

Fonte: DGADR; Agronegócios

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi