Preços dos combustíveis descem na próxima segunda-feira

Confagri 30 Nov 2018

Os preços dos combustíveis voltam a descer a partir da próxima segunda-feira nos postos de abastecimento em Portugal, refletindo a forte desvalorização do petróleo nos mercados internacionais.

Desde o início de outubro, o preço do “ouro-negro” já recuou mais de 30 por cento. Ontem, quinta-feira, o preço das cotações do barril de crude norte-americano quebrou mesmo a barreira dos 50 dólares e recuou a mínimos registados em Outubro de 2017.

Também o preço do barril de petróleo “Brent”, que serve de referência para as importações portuguesas, esteve a negociar abaixo dos 58 dólares por barril, um valor que já não se registava há mais de um ano.

A refletir esta desvalorização da matéria-prima, e segundo apurou o Jornal Económico, o preço da gasolina e do gasóleo vai descer três cêntimos na próxima semana. «A evolução das cotações em euros aponta para uma descida do preço do gasóleo e da gasolina em 3 cêntimos por litro» adiantou fonte do setor ao Jornal Económico.

Desde 8 de outubro, altura em que os preços começaram este ciclo de quedas, a gasolina desceu em média 12 cêntimos, enquanto o gasóleo desvalorizou 6 cêntimos nos postos de abastecimento nacionais, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os mesmos dados mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal está atualmente nos 1,515 euros, enquanto o gasóleo vale 1,404 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a décima posição entre os 28 países do espaço comunitário.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI