O prazo para entrega de amostras que concorrem ao 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Crédito Agrícola Ovibeja foi prolongado até o próximo dia 20 de março.
De acordo com o regulamento, «os azeites virgem extra admitidos a concurso devem pertencer à campanha 2017/2018 e cumprir os requisitos de qualidade e genuinidade estabelecidos».
«Os azeites apresentados a concurso devem ser provenientes de um lote homogéneo de, pelo menos, 3000 Litros e estarem armazenados num único depósito. Cada concorrente só poderá apresentar, a concurso, um Azeite Virgem Extra em cada categoria». As categorias são Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro.
O Concurso Prémio Crédito Agrícola Ovibeja cumpre as normas estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), relativamente «às condições de recolha, armazenamento e seleção de amostras».
«Entre o rigor das normas destaca-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea independente, o uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo os azeites ainda acompanhados de uma análise química e de uma análise organoléptica emitida por um painel reconhecido pelo COI».
O Concurso é organizado pela ACOS – Agricultores do Sul, em parceria com a Casa do Azeite, conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.
Fonte: Ovibeja