Redução na produtividade dos cereais em consequência da escassa precipitação

Confagri 23 Abr 2019

«Prevêem-se reduções nos rendimentos unitários de 20 por cento para o trigo duro e triticale, 15 por cento para o trigo mole e aveia e de cinco por cento para o centeio»

As previsões agrícolas avançadas pelo Instituto Nacional de Estatística, a 31 de março, apontam para uma diminuição na produtividade dos cereais face à campanha anterior, como consequência da escassez de precipitação ao longo do mês.

O desenvolvimento vegetativo foi diminuto, com a maioria das searas em fase de espigamento e prevêem-se reduções nos rendimentos unitários de 20 por cento para o trigo duro e triticale, 15 por cento para o trigo mole e aveia e de cinco por cento para o centeio.

Para a batata, apesar da falta de resposta do mercado nacional parta algumas varie3dade de batata de semente, a plantação decorreu normalmente, estimando-se que a área plantada ronde os 22 mil hectares, mais quatro por cento em relação a 2018.

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo totalizou 36.095 toneladas em fevereiro de 2019, o que corresponde a um acréscimo de 2,1 por cento, -1,5 por cento em janeiro, devido ao maior volume de abate registado nos suínos, de mais 2,8 por cento.

A recolha de leite de vaca foi de 146,1 mil toneladas em fevereiro de 2019, o que indica um decréscimo de 2,2 por cento mantendo a tendência do mês anterior, -2,9 por cento em janeiro. A produção total e lacticínios foi também inferior à do mês homólogo em 3,2 por cento, -5,0 por cento em janeiro, essencialmente devido á redução de leite para consumo, de -4,1 por cento, da nata para consumo, de -14,8 por cento e da manteiga, de -6,9 por cento.

No que diz respeito aos preços e índices agrícolas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que em março de 2019 as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas foram observadas na batata, com mais 134,8 por cento; hortícolas frescos de mais 9,7 por cento; azeite a granel com -26,7 por cento, ovos de -23,3 por cento e plantas e flores com -9,2 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, a 31 de março.

Fonte: INE

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI