Ar

Temperaturas descem dez graus a partir desta sexta-feira

Confagri 26 Out 2018

As temperaturas vão descer acentuadamente este fim de semana devido a uma massa de ar frio. Amanhã será o dia mais frio. Depois de vários dias com temperaturas acima da média para a época do ano em que estamos, o frio, o vento e a neve vão chegar a Portugal. A partir desta sexta-feira, os termómetros vão assinalar uma descida de dez graus Celsius, devido a uma massa de ar frio proveniente da Islândia.

A previsão aponta, assim, para uma mudança significativa do estado do tempo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas amenas vão dar lugar ao frio e ao vento, que irão marcar este fim de semana

O IPMA prevê a ocorrência de chuva na região Sul do país, podendo ser acompanhada por trovoada, revelou em comunicado, publicado no site oficial. No entanto, esse panorama irá mudar durante a tarde de sexta-feira, estando prevista «uma mudança significativa do estado do tempo no território de Portugal continental, que deverá ficar sob a influência de uma massa de ar muito frio transportada por um forte fluxo de norte, na circulação de um intenso anticiclone localizado a norte dos Açores».

O frio chega hoje, mas a descida mais acentuada das temperaturas será registada amanhã. O IPMA prevê também a ocorrência de vento «moderado a forte de norte, com rajadas até aos 75 km/h no litoral oeste e 90 km/h nas terras altas».

O dia mais frio será no sábado. Segundo Cristina Simões, do IPMA, citada pela Lusa, devido à «intensificação do vento», previsto para amanhã, as pessoas irão «sentir um maior desconforto térmico». «Sábado vai ser o dia em que vamos sentir mais frio», completou. Há condições para a ocorrência de chuva fraca no norte e centro do país e probabilidade de nevar nas terras altas, alertou o IPMA.

De acordo com as previsões do instituto, as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus celsius, à exceção de algumas zonas do norte e centro do país: «Os valores da temperatura máxima deverão variar entre 15 e 18 graus, com exceção do interior norte e centro, onde se prevê que variem entre 7 e 12 graus». Já relativamente às temperaturas mínimas, estas não deverão ultrapassar os 10 graus, podendo registar-se valores entre -2 e -5 graus celsius no norte e centro do país.

Segundo a nota do IPMA, no domingo, o mercúrio vai continuar a baixar e o vento também irá manter-se, apesar de a intensidade diminuir: «A temperatura deverá registar ainda uma pequena descida. O vento deverá continuar do quadrante norte, mas diminuindo de intensidade». Há ainda possibilidade de aguaceiros fracos, «mais prováveis no litoral até ao início da manhã».

Para o início da próxima semana, sobretudo segunda e terça-feira, Cristina Simões revelou que está prevista chuva em todo o país. «Com as informações que temos neste momento, esta chuva poderá prolongar-se ao longo da semana, mas ainda é cedo para dizer», completou.

Fonte: jornali

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI