O COI- Comité Oleícola Internacional divulgou que o Diretor Executivo do COI, Abdellatif Ghedira, reuniu-se em 22 de março de 2022 por videoconferência, com a Comissária Europeia de Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, para abordar a questão da rotulagem nutricional nas embalagens. O Sr. Ghedira expressou a preocupação do setor oleícola com a classificação desfavorável do azeite através do Sistema de rotulagem privada Nutri-Score. Recordou à Comissária que a União Europeia era o maior produtor mundial de azeite, com 65% da produção total, e que sempre apoiou a política de promoção do azeite adotada pelo COI.
Especificou que todas as atividades promocionais realizadas pela Organização se basearam nos resultados de pesquisas científicas que demonstraram há várias décadas os benefícios do azeite para a saúde e o efeito positivo de seu consumo na redução da mortalidade associada a muitas doenças crônicas (acidentes cardiovasculares, cancro, obesidade, diabetes, etc.).
Kyriades, por seu lado, recordou os princípios da estratégia Farm to Fork (Do Prado ao Prato) proposta pela União Europeia e, em particular, o seu objetivo de promover uma alimentação saudável e equilibrada. Acrescentou que esta estratégia exigia a aplicação de um sistema de rotulagem harmonizado. Afirmando ter plena consciência das especificidades do azeite, assegurou ao seu interlocutor que estas seriam tidas em conta. Os resultados das consultas públicas e as conclusões da EFSA (European Food Safety Authority) estarão disponíveis nas próximas semanas e, portanto, nenhuma decisão foi tomada a esse respeito. Um projeto de lei será apresentado até o final do ano.
O Sr. Ghedira propôs à Sra. Kyriades a disponibilização dos resultados dos estudos científicos realizados sobre o azeite, a fim de contribuir para a tomada de decisão iminente sobre a classificação do azeite no sistema de rotulagem harmonizada da UE.
O Diretor Executivo do COI agradeceu à Comissária Europeia a sua disponibilidade e manifestou o desejo de aproveitar esta oportunidade única para explicar corretamente aos consumidores as propriedades nutricionais e os benefícios para a saúde do azeite por meio de uma rotulagem clara. Concluiu que era necessário promover os azeites e fazer todo o possível para evitar confusões e penalizações para este produto como é o caso do atual sistema Nutri-Score.