Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE OLIVICULTORES, FCRL

FENAZEITES NOTÍCIAS Nº70 Julho 2022

 
 
 

O PREÇO DO AZEITE DA UE PERMANECE ACIMA DA MÉDIA

A Comissão Europeia publicou recentemente o seu relatório trimestral sobre as previsões agrícolas em que divulgou que as últimas comunicações dos Estados-Membros confirmaram que a produção de azeite da União Europeia recuperou 11% em 2021/22, atingindo quase 2,3 milhões de toneladas. Este aumento foi sustentado pelos crescentes rendimentos de azeitonas (+7%) e o rendimento de azeite (+6%).

No entanto, a situação é diferente nos principais países produtores.

Os rendimentos de azeitonas foram menores em Espanha (-9%), mas foram compensados por um aumento do rendimento em azeite (+17%).

Em contrapartida, a queda anual da produção grega (-16%) foi devida a um menor teor de azeite (-33%) apesar dos maiores rendimentos das azeitonas (+54%).

A campanha recorde em Portugal (mais de 200 000 t) foi o resultado de rendimentos  superiores de azeitonas (+59%) bem como um aumento do rendimento em azeite (+21%).

Em Itália, o aumento da produção foi derivado em grande medida pelo aumento do rendimento de azeitonas (+19%), enquanto o rendimento em azeite permaneceu quase inalterado.

Após um choque inicial causado pela invasão russa à Ucrânia em março, os preços do azeite da UE acalmaram ligeiramente, mas permanecem ainda bem acima da média dos últimos 5 anos. Em Espanha e na Grécia os preços nacionais do azeite extra virgem rondam 340 euros/100kg (respetivamente 19% e 16% acima da média dos últimos 5 anos enquanto em Itália o preço é de 430 euros/100 kg (-5%).

Esses preços provavelmente permanecerão altos devido à subida dos fatores de produção e custos de transporte e aos altos preços de outros óleos e gorduras. Esta permanência de preços altos pode ser apoiada por expectativas mais baixas para a produção da próxima campanha.

 
 
 
 
 

CONSUMO DE AZEITE DA UE ESTÁ A AUMENTAR

O preço ao consumidor do azeite na União Europeia continua a aumentar. Em maio, foi 16% acima do ano passado (19% para manteiga, 45% para outros óleos alimentares).

No entanto, o consumo de azeite da União Europeia continua a aumentar graças às vendas a retalho e à recuperação do canal HORECA. Espera-se que em 2021/22 possa ser 11% maior nos principais países produtores e ficar o nível comparativamente mais elevado dos últimos anos noutros países da União Europeia.

As exportações da UE sofreram uma quebra de 9% no período outubro-março relativamente ao mesmo período do ano passado devido ao aumento de preços e aos números record de transações da última campanha. Em 2021/22, espera-se que esta tendência leve a que as exportações diminuam 4%. No entanto, isso ainda é 8% acima da última média de 5 anos. Em outubro-março, as importações da UE ficaram muito abaixo do ano passado (-26%), impulsionadas por menores exportações da Tunísia apesar da sua boa produção. Devido à sua preocupação com a segurança alimentar e menores importações de óleos vegetais da Ucrânia, é possível que a Tunísia mantenha os stocks domésticos mais altos, e portanto, as importações da UE só poderiam atingir 140.000 t. Isso irá contribuir para stocks finais abaixo do esperado (650.000 t).

A falta de chuva e água para irrigação em algumas regiões produtoras de Espanha e Itália e a alternância anual em Portugal pode conduzir a uma diminuição na produção de azeite da UE em 2022/23, apesar de alguma recuperação esperada na Grécia. Estas expectativas devem continuar a suportar os preços ao produtor nos próximos meses.

 
 
 
 
 

EVOLUÇÃO DO PREÇO DE AZEITE EM DIVERSOS MERCADOS DE ESPANHA

Nesta edição do FENAZEITES Notícias continuamos a acompanhar a evolução dos preços do Azeite no mercado espanhol dada a sua influência em Portugal.

Preço (euro/Kg) de Azeite no mercado Espanhol de 21 a 27 de julho

 
 

 

FENAZEITES NOTÍCIAS Nº70

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui