Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL

FLASH CONFAGRI Nº495 Maio 2021

 
 
 

PU2021 - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CANDIDATURAS ATÉ 31 DE MAIO

Na sequência da solicitação da CONFAGRI para a prorrogação do prazo limite para a submissão de candidaturas no Pedido Único das Ajudas (PU) da Campanha 2021 até ao próximo dia 31 de maio, informa-se que a mesma teve decisão favorável, divulgando-se em baixo a informação recebida do Gabinete da Ministra da Agricultura:

Tendo em consideração o contexto pandémico em que decorre o período de candidaturas ao Pedido Único das Ajudas (PU) da Campanha 2021, bem como a necessidade de garantir a segurança de todos os intervenientes no processo, o Ministério da Agricultura decidiu prorrogar o prazo para apresentação de candidaturas até 31 de maio de 2021. Esta prorrogação tem por objetivo assegurar que todos os beneficiários possam proceder à submissão da sua candidatura em período regular.

 

Na sequência desta alteração do prazo limite de submissão das candidaturas PU2021 para 31 de Maio, divulgamos o novo calendário:

 

 
 
 
 
 

PROJETO AGRICOOPVALUE PROMOVE AMANHÃ UM WEBINAR - MONETIZAÇÃO DO VALOR SOCIAL DAS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS

O projeto AgriCoopValue é um projeto europeu que visa criar um quadro favorável à aplicação de um sistema de contabilidade social unificado para as cooperativas agroalimentares europeias, de forma a monetizar o seu valor social e determinar a sua capacidade para promover o desenvolvimento das zonas rurais da União Europeia.

O projeto contribuirá para resolver a necessidade de dotar o setor cooperativo agroalimentar europeu de uma metodologia eficaz para medir todos os impactos (económicos, sociais e ambientais) que produz, adaptado à especificidade do seu setor de atividade e às peculiaridades de 5 subsetores: leite, carne, frutas e vegetais, vinho e azeite.

O consórcio promotor do projeto é formado por sete organizações oriundas de seis Estados-Membros da União Europeia. Participam, além da CONFAGRI,

  • AGACA (coordenação) – Associação de Cooperativas Agroalimentares da Galiza (Espanha);
  • AGRRA – Agência de Desenvolvimento Rural do Condado de Zadar (Croácia);
  • Atlantis Engineering S.A. – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) (Grécia);
  • Global Economic Accounting AIE – Organização sem fins lucrativos (Espanha);
  • ICOS – Associação Nacional de Cooperativas Agroalimentares (Irlanda);
  • LLKC – Instituição pública do Ministério da Agricultura da Letónia de aconselhamento e formação para cooperativas;

O projeto que terá a duração de 2 anos é financiado pelo Programa Erasmus +.

A proposta de metodologia para a contabilização do valor social das cooperativas resulta da investigação realizada pelo grupo de pesquisa “Ética em Finanças e Valor Social” da Universidade do País Basco, que desenvolveu uma estrutura conceptual relativa à contabilidade social.

Amanhã, dia 11 de Maio, pelas 16:00h iremos promover uma apresentação/debate via ZOOM sobre a metodologia proposta, com a duração prevista de 1 hora. Se está ligado a uma cooperativa agroalimentar e tem interesse no tema contacte-nos por email para domingos.godinho@confagri.pt   e enviaremos um convite.

 
 
 
 
 

PRÉMIO COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE ANTÓNIO SÉRGIO 2021 – CANDIDATURAS

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Na presente edição o Prémio será atribuído nas seguintes categorias:

  • INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE – visa premiar entidades da Economia Social que se tenham distinguido pelo desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis para responder a problemas e desafios sociais ou ambientais em Portugal.
  • ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO – visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Cooperativas, Mutualidades, Fundações, Associações, Misericórdias e IPSS ou trabalhos transversais dentro do sector da Economia Social em Portugal.
  • FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA – visa premiar instituições de ensino superior que se tenham distinguido pela qualidade da sua oferta formativa de nível pós-graduado (incluindo especializações, pós-graduações, mestrados e doutoramentos) no âmbito da Economia Social. Esta categoria, com regularidade bianual, integrará o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio na presente edição de 2021.
  • TRABALHOS DE ÂMBITO ESCOLAR – visa premiar trabalhos da comunidade escolar, ao nível do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, ensino secundário e profissional, tanto a nível do ensino público como privado, que envolvam alunos e professores na vivência e difusão de teorias e práticas de Economia Social em Portugal.
  • TRABALHOS JORNALÍSTICOS – visa premiar jornalistas que sejam autores de trabalhos jornalísticos publicados acerca de um tema diretamente associado à Economia Social em Portugal.

PRÉMIO DE HONRA

O Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2021 visa distinguir pessoas singulares pela sua dedicação, ação e estudo na área da Economia Social, designadamente, pela sua carreira na gestão de entidades e/ou estudo do setor; promoção de ações inovadoras e sustentáveis; criação ou reforço de dinâmicas interinstitucionais; divulgação e contribuição para a relevância pública do tema; capacidade de mobilização social e melhoria das relações do setor com o Estado.

O Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2021 divide-se em duas subcategorias, sendo atribuído a personalidades que se tenham distinguido pela carreira e pela capacidade empreendedora:

  • HONRA À CARREIRA – premiando uma personalidade pela sua carreira na gestão de entidades da Economia Social, no apoio e dinamização do setor, ou no ensino, promoção ou investigação no campo da Economia Social, contribuindo significativamente para o seu reconhecimento e desenvolvimento.
  • HONRA À CAPACIDADE EMPREENDEDORA – premiando uma personalidade pelo seu contributo relevante para a conceção e promoção de ações e empreendimentos inovadores e sustentáveis no setor da Economia Social, em particular no seio das entidades que o integram, ou através de estudos promotores do empreendedorismo social.

 

CANDIDATURAS
O período para submissão de candidaturas decorre entre 2 de maio e 31 de julho de 2021.

 

Mais informações aqui

 

 
 

 

FLASH CONFAGRI Nº495

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui