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FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ADEGAS COOPERATIVAS, FCRL

FENADEGAS NOTÍCIAS Nº42 Fevereiro 2021

 
 
 

PONTO DE SITUAÇÃO DO SECTOR VITIVINÍCOLA – FEVEREIRO 2021

Medidas Covid-19

Foi publicado o Reg (CE) n.º95 /2021 que permite a abertura de avisos às medidas da Destilação e Armazenamento de vinho em situação de crise. Em avaliação na próxima semana com o IVV e IVDP o impacto real no sector do atual confinamento tendo em possível abertura de candidaturas a estas 2 medidas.

Prorrogação do período de candidaturas dos seguintes avisos/medidas:

Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros (Concurso 01 /2021).

As candidaturas ao concurso 01 /2021 2021 foram submetidas até às 17h do dia 26 /01 /2021 conforme aviso publicado no site do IVV do IFAP.

Apoio à reestruturação e reconversão de vinha (VITIS)(Campanha2021 /2022 ).

As candidaturas foram submetidas até ao dia 01 /02 /2021, conforme aviso publicado no site do IVV.

Outras medidas que se mantêm em vigor:

São elegíveis para reembolso as despesas comprovadamente suportadas pelos beneficiários em iniciativas ou ações canceladas ou adiadas por razões relacionadas com o COVID-19, previstas em projetos aprovados no âmbito do PDR 2020 e da Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros.

Autorização para apresentação de pagamentos intercalares com faseamento da submissão da despesa e respetivo reembolso, sem observância do número máximo de pedidos previsto na regulamentação específica.

Ponto de situação dos mercados:

O desempenho do setor do vinho no mercado interno tem sido fortemente afetado, não só pelo encerramento do canal Horeca ( Hotelaria, Restauração, Cafetaria e Catering), mas também pela quebra acentuada vivida no setor turismo.

No ano de 2020 o mercado interno apresentou as seguintes tendências:

  • Redução de 50% em valor no canal Horeca (on trade)
  • Aumento de 6% nos hiper e supermercados

Exportações do Sector Agroalimentar

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o complexo agroalimentar fechou o ano a crescer 2,5% nas exportações.

Considerando apenas a atividade agrícola, o desempenho das exportações em 2020 foi ainda mais significativo. No acumulado de janeiro a dezembro, quando comparado com o mesmo período de 2019, as exportações deram um salto de 5,5%.

Grupos de produtos com maior crescimento das exportações:

Animais Vivos (20,9%)

Carnes, miudezas, comestíveis (15,7%)

Plantas vivas e produtos de floricultura (8,8%)

Frutas: cascas de citrinos e melões (6,3%)

Vinhos e mostos (3,2%)

Exportações do Sector do Vinho:

Segundo os dados do INE, verificou-se um aumento não só no volume, 5,3%, mas também no valor, 3,2%, com um resultado final anual de 846 milhões de euros, mais 26 milhões de euros do que no anterior.

  • TOP 5 das exportações em 2020: França, EUA, Reino Unido, Brasil e Canadá
  • Destaca-se o desempenho das exportações de vinho nacional para o Brasil que neste período (jan-dez 2020) registou um aumento de cerca de 26,5% em volume e de 23,5% em valor representando cerca de 68M€.
  • O Canadá revela o melhor preço médio, com cerca de 3,64 Euros/ litro.
  • No mercado comunitário, destaca-se o mercado francês (com 110,5M€) que continua a liderar o mercado de exportação do vinho nacional. Segue-se a Alemanha (47,5M€) e, em terceiro lugar, os Países Baixos (com 47M€).

Fonte: “Reunião com as Confederações” – Comunicação Ministra Agricultura 12/02/2020

 
 
 
 
 

SECTOR VITIVINÍCOLA APOIA INICIATIVA DO PLANO EUROPEU CONTRA O CANCRO"

No passado dia 3 de fevereiro de 2021, a Comissão Europeia apresentou o “Plano Europeu contra o Cancro” (Europe’s Beating Cancer Plan), que inclui, entre outros objetivos, a redução do consumo nocivo de álcool.

O sector vitivinícola na UE e em Portugal confirma o seu apoio à iniciativa e o seu compromisso de continuar a promover o consumo responsável de vinho no contexto de um estilo de vida saudável e a reduzir o consumo excessivo e irresponsável, tal como tem demonstrado desde há 12 anos através do seu programa VINHO COM MODERAÇÃO.

Entre outras iniciativas, a Comunicação propõe ainda a revisão do programa de promoção, no entanto este programa permite aos produtores de vinho transmitir melhor a imagem qualitativa dos seus produtos e as ligações a um determinado território.

Consumir vinho com moderação pode ser compatível com um estilo de vida saudável.

A FENADEGAS desde 2009 que tem um programa próprio de Promoção Interna – Eixo 2, programa esse financiado pelo IVV, onde promove e divulga a mensagem “BEBA VINHO COM MODERAÇÃO”

O objetivo do IVV com estes programas é apoiar a iniciativas relativas ao consumo dos produtos do sector vitivinícola:

  1. a) Ações de informação e educação que promovam o consumo moderado de bebidas alcoólicas do sector vitivinícola;
  2. b) Ações de divulgação da estratégia comunitária para a redução dos malefícios relacionados com o consumo abusivo de álcool.

https://www.fenadegasvinhocommoderacao.pt/

https://www.facebook.com/vinhocommoderacao/

 
 

 

FENADEGAS NOTÍCIAS Nº42

 

 

 

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