Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ADEGAS COOPERATIVAS, FCRL

FENADEGAS NOTÍCIAS Nº44 Março 2021

 
 
 

CONVITE À PARTICIPAÇÃO DAS ADEGAS NO PROJETO AGROSMARTGLOBAL

O projeto AGROSMARTglobal tem como objetivo a internacionalização digital das Cooperativas Portuguesas, Espanholas e Francesas, sendo a CONFAGRI e a UTAD os parceiros nacionais envolvidos no projeto.

O projeto está a criar serviços de apoio à internacionalização digital, através de uma plataforma para aceder a ferramentas de TIC e serviços de consultoria e trabalhará com as cooperativas para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital para introduzirem e posicionarem os seus produtos em plataformas digitais de comércio B2B, através de programas de formação específicos.

Nas plataformas que vierem a ser escolhidas, serão apresentados os produtos das cooperativas participantes. Pretendemos assim que as cooperativas obtenham as ferramentas necessárias para desenvolverem a sua estratégia digital.

Será ainda proporcionada às cooperativas participantes a formação necessária, que será ministrada pela empresa AMVOS de consultores em marketing digital, com vasta experiencia e conhecimento (empresa espanhola também participante no projeto), que irá proporcionar a formação e aconselhamento necessários.

Convidamos a sua cooperativa a participar e a envolver-se no projeto. Para mais informações ou para manifestar o interesse em participar, contacte-nos por correio eletrónico para agrosmart@confagri.pt, ou por telefone para a CONFAGRI para 218118000.

O PROJETO AGROSMARTglobal (SOE3 / P2 / E0897) FOI APROVADO NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO INTERREG V-B SUDOESTE EUROPEU (Interreg SUDOE 2014 – 2020)

Há um conjunto de Adegas Cooperativas que já se envolveram no projeto, tendo enviado a informação necessária, estando em preparação o posicionamento dos seus produtos nas plataformas digitais escolhidas. Para esses teremos muito brevemente de pedir alguma informação adicional.   Para os restantes que possam ter interesse, solicitamos que o manifestem quanto antes.

Fonte: CONFAGRI – Eng.º Domingos Godinho

 
 
 
 
 

AS COOPERATIVAS VINÍCOLAS DE ESPANHA, FRANÇA, ITÁLIA E PORTUGAL, QUE REPRESENTAM 50% DA PRODUÇÃO VINÍCOLA DA UNIÃO EUROPEIA, PEDIRAM À COMISSÃO UM ORÇAMENTO EXTRAORDINÁRIO PARA O SECTOR VITIVINÍCOLA

Numa carta dirigida ao Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, carta essa que foi assinada pelo Presidente da FENADEGAS enquanto Vice-Presidente da CONFAGRI e por mais três organizações representativas das adegas cooperativas europeias — Coopération Agricole França, Alleanza delle Cooperative Itália, e Cooperativas Agro-alimentar de España —, foi apresentada a “grave situação que o sector atravessa depois de um ano de confinamento e das restrições da pandemia, que provocaram a diminuição do consumo de vinho em todo o Mundo e a consequente queda nas exportações, tanto em volume como em preço.

As existências de vinho na UE são elevadas e a nova vindima que terá início dentro de 5 a 6 meses, poderá agravar a situação pelo que estas cooperativas solicitam um orçamento extraordinário equivalente ao orçamento anual do programa de apoio ao sector vitivinícola para cada Estado-membro. Desde modo será possível implementar medidas urgentes adaptadas às reais necessidades e que permitam uma melhoria da situação do mercado. Medidas tais como promoção e estímulo à procura para aumentar a competitividade do sector.

A Comissão Europeia flexibilizou as medidas de execução do programa de apoio ao sector vitivinícola, medidas que são benéficas, mas que neste momento se mostram insuficientes. Para mais em 2021, o orçamento para o setor foi reduzido em 3,9% nos diferentes Estados-membros para a gestão do programa de apoio.

O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, solicitou que fosse incluído na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da UE no dia 22 de março, a possibilidade de viabilizar fundos extraordinários para o sector vitivinícola, permitindo assim que os países produtores adotem medidas, uma vez que é improvável que o consumo de vinho recupere no curto prazo, devido aos seus fortes ligações com o canal HORECA, turismo, eventos e festas.

 
 
 
 
 

O PROGRAMA DA FENADEGAS 2021 VINHO COM MODERAÇÃO E BEBA COM MODERAÇÃO FOI APROVADO NO ÂMBITO DA CANDIDATURA AO APOIO À PROMOÇÃO DE VINHO E PRODUTOS VÍNICOS NO MERCADO INTERNO EIXO 2 – IVV

O Programa # FENADEGASVINHOCOMMODERACAO e # BebaComModeração tem como objetivo promover ações de Informação e Educação relativos ao consumo dos produtos do sector vitivinícola, independentemente do seu país ou região de origem, nomeadamente:

a) Ações de informação e educação que promovam o consumo moderado de bebidas alcoólicas do sector vitivinícola;

b) Ações de divulgação da estratégia comunitária para a redução dos malefícios relacionados com o consumo abusivo de álcool.

 

As mensagens a transmitir são:

Eixo Cultural – Aprecie, Saboreie e Deguste, a nossa Cultura!

Em Portugal, o vinho é tradição, é história, é cultura. O vinho faz parte de nós e, desde que bebido com moderação, é um prazer sem igual. Inalar os aromas, tomar-lhe o corpo, desfrutar os seus sabores complexos na companhia de amigos e familiares, em espaços urbanos quer em espaços rurais em que a paisagem é preservada pelas atividades agrícolas, é realmente mais um forte contributo para um consumo moderado do vinho.

O Vinho está sempre presente nos principais eventos sociológicos da nossa cultura!

Eixo Alimentar Saudável Aprecie, Saboreie e Deguste com moderação, pela sua Saúde!

O Vinho sempre fez parte da dieta dos portugueses. É um alimento benéfico para a saúde quando consumido com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada.

A nossa assinatura de campanha induz o comportamento a adotar – Aprecie I Saboreie I Deguste com moderação!

Dentro deste eixo, iremos também referir cuidados e normas de modo a evitar consumos abusivos.

 

Eixo Económico – Um Património de todos!

Portugal encontra-se entre os 10 países que mais vinho produzem mundialmente. Mais de metade do vinho produzido em território nacional tem como destino a exportação. Mas o património do vinho não esgota a sua importância no tecido socioeconómico português.

Por exemplo entre muitas:

No ponto de vista turístico, o vinho é importantíssimo para a promoção de Portugal pelo mundo inteiro. O enoturismo cada vez mais é um fator diferenciador da oferta turística nacional.

No combate à desertificação, a cultura do vinho dá um contributo determinante para a captação, fixação e manutenção das populações nestas zonas.

 

 
 

 

FENADEGAS NOTÍCIAS Nº44

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui