O Programa # FENADEGASVINHOCOMMODERACAO e # BebaComModeração tem como objetivo promover ações de Informação e Educação relativos ao consumo dos produtos do sector vitivinícola, independentemente do seu país ou região de origem, nomeadamente:
a) Ações de informação e educação que promovam o consumo moderado de bebidas alcoólicas do sector vitivinícola;
b) Ações de divulgação da estratégia comunitária para a redução dos malefícios relacionados com o consumo abusivo de álcool.
As mensagens a transmitir são:
Eixo Cultural – Aprecie, Saboreie e Deguste, a nossa Cultura!
Em Portugal, o vinho é tradição, é história, é cultura. O vinho faz parte de nós e, desde que bebido com moderação, é um prazer sem igual. Inalar os aromas, tomar-lhe o corpo, desfrutar os seus sabores complexos na companhia de amigos e familiares, em espaços urbanos quer em espaços rurais em que a paisagem é preservada pelas atividades agrícolas, é realmente mais um forte contributo para um consumo moderado do vinho.
O Vinho está sempre presente nos principais eventos sociológicos da nossa cultura!

Eixo Alimentar Saudável – Aprecie, Saboreie e Deguste com moderação, pela sua Saúde!
O Vinho sempre fez parte da dieta dos portugueses. É um alimento benéfico para a saúde quando consumido com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada.
A nossa assinatura de campanha induz o comportamento a adotar – Aprecie I Saboreie I Deguste com moderação!
Dentro deste eixo, iremos também referir cuidados e normas de modo a evitar consumos abusivos.
Eixo Económico – Um Património de todos!
Portugal encontra-se entre os 10 países que mais vinho produzem mundialmente. Mais de metade do vinho produzido em território nacional tem como destino a exportação. Mas o património do vinho não esgota a sua importância no tecido socioeconómico português.
Por exemplo entre muitas:
No ponto de vista turístico, o vinho é importantíssimo para a promoção de Portugal pelo mundo inteiro. O enoturismo cada vez mais é um fator diferenciador da oferta turística nacional.
No combate à desertificação, a cultura do vinho dá um contributo determinante para a captação, fixação e manutenção das populações nestas zonas.