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FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ADEGAS COOPERATIVAS, FCRL

FENADEGAS Notícias Nº52 Dezembro 2021

 
 
 

PRODUÇÃO DE VINHO AUMENTA 14% FACE À CAMPANHA 2020/2021

O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) na sequência do apuramento dos dados das Declarações de Colheita e Produção, situando a produção da campanha 2021/2022 em 7,3 milhões de hl, ou seja um acréscimo de 14% face à campanha anterior.

Na generalidade das regiões do continente as produções verificadas foram superiores ao estimado, sendo que nas regiões do Minho, de Lisboa e do Tejo as estimativas de quebra na produção reverteram para aumentos, face à campanha passada.

De entre os fatores responsáveis pela previsão de julho destacam-se a instabilidade meteorológica, a reduzida ação das pragas e doenças e o aumento de produção proveniente de novas plantações de vinha. Nesta data as estimativas de produção eram de 6,5 milhões de hl.

De destacar os aumentos de volume registados nas regiões do Douro e Porto, superior a 340 mil hl (27%) e no Alentejo, superior a 120 mil hl (11%), face a 2020/2021.

As produções declaradas como aptas a Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) continuam dominantes, atingindo nesta campanha 89% da produção nacional.

Tal como se tem verificado nos últimos anos, existe uma predominância na produção de vinhos tintos, representando 61,4% do total produzido. O volume dos vinhos brancos tem um peso de 31,2% na produção nacional e os vinhos rosados de 7,4% (aproximadamente 1/2 milhão de hl).

 
 
 
 
 

PDR2020 - AVISO DE ABERTURA DA MEDIDA INVESTIMENTO NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA

27º Anuncio Operação 3.2.1/2020
Portaria n.º 230/2014, de 11 de novembro, na sua redação atual

A submissão de candidaturas é efetuada entre:
Abertura: as 17:00 h de 03 de dezembro de 2021
Fecho: as 17.00 h de 03 de fevereiro de 2022

As candidaturas apresentadas devem prosseguir os seguintes objetivos:
a) Reforçar a viabilidade e a competitividade das explorações agrícolas, promovendo a inovação, a formação, a capacitação organizacional e o redimensionamento das empresas;
b) Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene e segurança no trabalho.

DOTAÇÃO ORÇAMENTAL
A dotação orçamental é de 65 milhões de euros, sendo que 5 milhões de euros constituem dotação específica para as candidaturas com investimento exclusivamente no setor do leite (Bovinicultura de leite).
As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 em www.portugal2020.pt, ou do PDR2020 em www.pdr-2020.pt, e estão sujeitos a confirmação por via eletrónica a efetuar pela Autoridade de Gestão.

É elegível o financiamento de plantação de vinha para vinho com recurso à utilização de Novas Autorizações de Plantação de Vinha.

 
 
 
 
 

FORMAÇÃO ONLINE EM ECOMMERCE PARA COOPERATIVAS AGRÍCOLAS E OUTRAS PME`S DO SECTOR AGROALIMENTAR

No âmbito do projeto AGROSMARTglobal, cofinanciado pelo programa INTERREG, irá ser promovida formação online em E-Commerce, que será ministrada por formadores especialistas com vasta experiência na matéria.  

O curso será ministrado em português, não tendo custos para os participantes, dado ser suportado pelo projeto.

Objetivos:

Este programa de formação conjunta para o setor cooperativo e empresarial agroalimentar tem como objetivo melhorar o conhecimento em comunicação digital e em internacionalização através de mercados digitais.

Data: A iniciar na 2ª quinzena de janeiro em data a comunicar oportunamente.

Programa:

A programação de 24 horas de formação, dividida em 16 sessões, tem a seguinte estrutura de conteúdos:

  • Como incorporar a empresa no negócio digital
  • Utilização de mercados como ferramenta de internacionalização
  • Análise do mercado digital alvo e ferramentas de inteligência competitiva
  • Tecnologia de E-Commerce
  • Como promover o canal de vendas online fora dos mercados: básicos de marketing digital
  • Principais meios de pagamento utilizados no ambiente digital B2C e B2B
  • Aspetos legais e fiscais do negócio digital
  • Aspetos operacionais do negócio digital: Logística e atendimento ao cliente
  • Principais métricas e indicadores do negócio digital (Digital Analytics).
  • Alguns exemplos reais de negócios digitais no sector agroalimentar
  • Integração entre a estratégia digital e a estratégia tradicional de exportação/importação

Inscrições:

A FENADEGAS e a CONFAGRI convida-o a inscrever-se no seguinte link, indicando nome, organização e contactos.

https://forms.gle/xBTN4xBDta3z2n858

 
 

 

FENADEGAS Notícias Nº52

 

 

 

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