Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Federação Nacional das Cooperativas de Olivicultores, FCRL

FENAZEITES NOTÍCIAS Nº33 Abril 2019

 
 
 

ITÁLIA BATE RECORDE NEGATIVO DE PRODUÇÃO

O SIMA divulgou que em Itália, 50.000 ha de olival foram completamente destruídos pela Xylella Fastidiosa. Na campanha 2018-2019, registou-se uma das piores colheitas de azeitona de sempre e a produção de azeite atingiu um mínimo histórico, caindo 57% em relação à campanha anterior.

Itália é o segundo produtor e exportador mundial, no entanto o seu grau de autoaprovisionamento não cobre as necessidades, pelo que é igualmente um grande importador de azeite.

Em 2017, Portugal exportou para Itália 20.252 toneladas de azeite (valores preliminares GlobalAgrimar) num valor de 77.369 milhões de euros, o que representou o nosso terceiro maior mercado de exportação.

 
 
 
 
 

UE ADIANTA UMA PRODUÇÃO DE 107.820 TONELADAS DE AZEITE PARA PORTUGAL

A Comissão Europeia publicou os últimos dados da campanha relativos ao final do mês de fevereiro, onde a produção estimada em Portugal é de 107820 toneladas de azeite, o que representa uma quebra de 20% relativamente à campanha passada.

A Comissão Europeia prevê uma campanha de produção 2018/19 de 2.238.720 toneladas, o que representa um aumento de 2.4% relativamente à campanha passada. Este aumento deve-se ao aumento da produção espanhola (+38%) que colmatou as quebras de produção nos restantes países produtores.

 
 
 
 
 

EVOLUÇÃO DO PREÇO DE AZEITE EM DIVERSOS MERCADOS DE ESPANHA

Nesta edição do FENAZEITES Notícias continuamos a acompanhar a evolução dos preços do Azeite no mercado espanhol dada a sua influência em Portugal.

Preço (euro/Kg) de Azeite no mercado Espanhol de 28 de março a 3 de abril

 
 

 

FENAZEITES NOTÍCIAS Nº33

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui