Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Federação Nacional das Cooperativas de Olivicultores, FCRL

FENAZEITES NOTÍCIAS Nº40 Novembro 2019

 
 
 

AJUDA À ARMAZENAGEM PRIVADA DE AZEITE

Foi publicada a Portaria n.º 398/2019 de 21 de novembro, que estabelece os requisitos, bem como o procedimento de atribuição da ajuda ao armazenamento privado de azeite, nos termos do Regulamento Delegado (UE) n.º 2016/1238 da Comissão, de 18 de maio, e do Regulamento de Execução (UE) n.º 2016/1240, da Comissão, de 18 de maio.

Podem beneficiar da ajuda ao armazenamento privado de azeite os seguintes operadores:
a) Organizações de produtores ou associações de organizações de produtores, reconhecidas para o setor do azeite, ao abrigo da Portaria n.º 298/2019, de 9 de setembro;
b) Lagares cujas instalações permitam a extração de, pelo menos, 2 toneladas de azeite por dia de trabalho de 8 horas e tenha obtido, nas duas últimas campanhas de comercialização, uma produção total de, pelo menos, 250 toneladas de azeite;
c) Empresas de embalagem de azeite que disponham, no território nacional, de uma capacidade igual a, pelo menos, 6 toneladas de azeite embalado por dia de trabalho de 8 horas e tenha embalado, nas duas últimas campanhas de comercialização, um total de, pelo menos, 500 toneladas de azeite.

Períodos do concurso:
a) De 21 a 26 de novembro de 2019;
b) De 12 a 17 de dezembro de 2019;
c) De 22 a 27 de janeiro de 2020;
d) De 20 a 25 de fevereiro de 2020. A apresentação das propostas deverá ser efetuada nos subperíodos indicados até às 11h00 horas (hora de Portugal continental) de cada subperíodo.

Categorias de produto a armazenar:
a) Azeite virgem extra;
b) Azeite virgem;
c) Azeite lampante.

Apresentação das propostas:

As propostas são apresentadas pelos Operadores concorrentes ao IFAP, I.P., em formulário próprio, disponibilizado no seu portal, acompanhado dos respetivos anexos, devidamente preenchido e assinado por quem obriga.

 
 
 
 
 

OLIVAIS TRADICIONAIS AUMENTAM A PRODUÇÃO

O INE publicou recentemente o seu Boletim Mensal de Agricultura e Pescas, onde perspetiva que os olivais tradicionais beneficiaram com as chuvas de outubro. Ainda que escassa, a ocorrência de precipitação em outubro beneficiou os olivais tradicionais de sequeiro (que ainda representam cerca de ¾ da área total desta cultura), verificando-se um aumento do calibre da azeitona.
Nos olivais intensivos e superintensivos de regadio, a gestão equilibrada dos recursos hídricos garantiu a disponibilidade de água até ao final da campanha de rega, o que permitiu o regular desenvolvimento de uma carga de frutos consideravelmente superior à observada no ano passado, esperando-se um aumento de 20% da produtividade da azeitona para azeite. Para a azeitona de mesa o aumento ainda deverá ser mais significativo, com o rendimento unitário a rondar as 2 toneladas por hectare (+35%, face a 2018).

 
 
 
 
 

EVOLUÇÃO DO PREÇO DE AZEITE EM DIVERSOS MERCADOS DE ESPANHA

Nesta edição do FENAZEITES Notícias continuamos a acompanhar a evolução dos preços do Azeite no mercado espanhol dada a sua influência em Portugal.

Preço (euro/Kg) de Azeite no mercado Espanhol de 21 a 27 de novembro.

 
 

 

FENAZEITES NOTÍCIAS Nº40

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui