Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, ccrl

FENAZEITES Notícias Nº41 Janeiro 2020

 
 
 

COOPERATIVAS OLIVÍCOLAS DEBATEM FUTURO DO SECTOR

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, com o apoio da CONFAGRI, realiza no próximo dia 17 de janeiro, pelas 10H00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, um encontro com as Cooperativas Olivícolas em Trás-os-Montes para discutir o futuro perante os problemas relacionados com o bagaço de azeitona e a comercialização de azeite com os preços em baixa.
O Encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar pelas 10h00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, situado na Rua Engº. Moura Pegado e tem como objetivo identificar alguns dos problemas mais urgentes do sector olivícola e fazer um levantamento de propostas a apresentar ao Governo.

Azeite de Trás-os-Montes DOP, um património a preservar
O azeite de Trás-os-Montes é um produto de origem portuguesa com Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia desde 1996.
Representando 15% da produção nacional, o azeite de Trás-os-Montes tem um peso económico bastante significativo na região. A qualidade destes azeites é mundialmente reconhecida, as suas características fazem dele um produto único, e os inúmeros prémios conquistados têm aumentado o seu prestígio, sobretudo no mercado internacional. Este produto pode contribuir para aumentar as exportações do país, desde que se consiga manter a dinâmica no sector e o empenho dos produtores.

Programa do Encontro
O debate contará com a presença de vários profissionais relevantes para este sector e, em particular, neste tema: o Presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, Luís Rodrigues; o Secretário-Geral da CONFAGRI, Francisco Silva; o gestor comercial do Azeite de Marca Própria do Grupo SONAE, João Rodrigues, o técnico da CONFAGRI, Domingos Godinho, a investigadora do INIAV, Cristina Sempiterno e o Diretor Industrial da UCASUL, Carlos Martins. A sessão de encerramento será da responsabilidade da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves e do Presidente da Fenazeites, Aníbal Martins.

Poderá consultar o Programa aqui.

 
 
 
 
 

PRODUÇÃO NACIONAL DE AZEITE AUMENTA 20 POR CENTO

O INE-Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente que os olivais para azeite tiveram uma produção historicamente elevada. A precipitação de novembro não condicionou a colheita mecânica da azeitona nos olivais intensivos e superintensivos, tendo, nos olivais tradicionais apanhados à mão, sido responsável por atrasos pouco significativos. A carga de frutos inicial foi superior à da campanha anterior e, apesar dos receios causados pela escassa precipitação ao longo do ciclo, grande parte aguentou-se até à fase de maturação. Espera-se um aumento de 20% na produção da azeitona para azeite, para as 870 mil toneladas, ao nível das melhores campanhas dos últimos oitenta anos. De referir que este aumento de produção, associado à concentração da colheita e ao subdimensionamento das unidades de armazenamento e transformação do bagaço de azeitona, causou apreensão nos agentes do setor, relativamente à capacidade instalada para receber e transformar este subprodutos da produção de azeite, o que, quase obrigou a uma paragem na apanha da azeitona.

 
 
 
 
 

EVOLUÇÃO DO PREÇO DE AZEITE EM DIVERSOS MERCADOS DE ESPANHA

Nesta edição do FENAZEITES Notícias continuamos a acompanhar a evolução dos preços do Azeite no mercado espanhol dada a sua influência em Portugal.

Preço (euro/Kg) de Azeite no mercado Espanhol de 07 a 13 de janeiro.

 
 

 

FENAZEITES Notícias Nº41

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui