Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE OLIVICULTORES, FCRL

FENAZEITES NOTÍCIAS Nº50 Novembro 2020

 
 
 

PORTUGAL ESPERA QUEBRA DE 30% NA PRODUÇÃO DE AZEITE

O INE- Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as previsões para a campanha 2020/21 e estima uma campanha pouco favorável para o olival.
Este organismo explicou que os olivais se encontram no estado fenológico Fruto em maturação, tendo-se iniciado em outubro a colheita nas variedades mais precoces. A precipitação deste mês foi benéfica para alguns olivais, nomeadamente os de sequeiro, mas não suficiente para contrariar o efeito do conjunto de fatores negativos que afetaram o potencial produtivo desta cultura ao longo do seu ciclo.

Apesar de índices de floração bastante aceitáveis para um ano de contrassafra, a precipitação e as elevadas temperaturas, por altura do vingamento, determinaram uma menor carga de frutos, diminuída posteriormente em resultado de prolongados períodos quentes e secos.
Estima-se uma redução de 30%, face à campanha anterior, quer na azeitona para azeite, quer na de mesa.
O INE sublinhou ainda que face à diminuição de produtividade, existem áreas significativas de olivais tradicionais que não serão colhidas (os custos de colheita superariam a valorização da produção), com implicações também nas unidades de transformação: os lagares mais pequenos ainda não abriram e os de maior dimensão têm linhas de laboração paradas.
Segundo as previsões a produtividade da azeitona para azeite situar-se-á em 1950 quilos/hectare face a 2788 quilos/hectare da campanha passada, enquanto no caso da azeitona de mesa será de 1425 quilos/hectare face aos 2028 quilos /hectare da campanha passada.

 

 
 
 
 
 

COOPERATIVAS ESPANHOLAS APROVAM A AUTORREGULAÇÃO

As Cooperativas Agro-Alimentarias de Espanha conseguiram a aprovação da sua proposta de autorregulação voluntária para o sector do azeite por parte da Comissão Europeia, a qual tomou como base legal o artigo 209 do Regulamento da OCM Única que permite celebrar acordos para retirada de produtos do mercado, sempre que as circunstâncias concretas de determinada campanha o justifiquem.
Esta medida é particularmente importante para as campanhas excedentárias em que o volume de azeite produzido é muito superior às necessidades de mercado.

 
 
 
 
 

EVOLUÇÃO DO PREÇO DE AZEITE EM DIVERSOS MERCADOS DE ESPANHA

Nesta edição do FENAZEITES Notícias continuamos a acompanhar a evolução dos preços do Azeite no mercado espanhol dada a sua influência em Portugal.

Preço (euro/Kg) de Azeite no mercado Espanhol de 17 a 23 de novembro.

 
 

 

FENAZEITES NOTÍCIAS Nº50

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui