Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, ccrl

FLASH BRUXELAS Nº133 Fevereiro 2019

 
 
 

COMISSÁRIO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL - MISSÃO DE ALTO NÍVEL AO JAPÃO

O comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan visitará o Japão em Maio de 2019, acompanhado por uma delegação empresarial de representantes do setor agroalimentar europeu. O objetivo desta visita é facilitar e promover as exportações agrícolas europeias de alimentos e bebidas, maximizando os benefícios do recente Acordo UE-Japão que entrou em vigor a 1 de fevereiro de 2019.
Com o intuito de dar oportunidade aos representantes dos produtores europeus de conhecer e interagir com potenciais parceiros do setor agroalimentar local, o programa de atividades para os delegados empresariais incluirá seminários sobre as caraterísticas do mercado local e as tendências do consumidor, visitas especializadas e oportunidades de networking.
O programa de atividades para os delegados empresariais decorrerá em Tóquio, de 8 a 11 de Maio de 2019 e poderá ser consultado em:

https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/food-farming-fisheries/events/documents/business-mission-japan-2019-agenda.pdf

Os custos envolvidos com os voos e hotéis devem ser cobertos pelos participantes, mas todos os eventos de negócios do programa oficial serão oferecidos gratuitamente.
A inscrição para candidatos interessados ​​está aberta e o prazo para inscrição é 20 de fevereiro de 2019. A inscrição pode ser efetuada em:

https://ec.europa.eu/info/events/business-mission-japan-2019-may-08_en

Para mais informações contacte: isabelbasto@confagri.pt

 
 
 
 
 

REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO AGRÍCOLA

Foram aprovados pelo Parlamento Europeu no passado dia 12 de Fevereiro, planos para combater a escassez de água, facilitando a reutilização de águas residuais tratadas para irrigação agrícola.
A nova lei define padrões mínimos de qualidade para a água recuperada a ser usada na irrigação agrícola. Também estabelece obrigações para os operadores de produção, distribuição e armazenamento, bem como medidas de gestão de risco.
A água recuperada (ou seja, águas residuais urbanas devidamente tratadas) será usada para irrigar culturas que darão origem a alimentos, alimentos processados ou outros para outros fins. A Comissão terá de avaliar no prazo de cinco anos se a água recuperada pode ser utilizada de outras formas.
Entretanto, segundo os eurodeputados, os Estados-Membros podem permitir que a água recuperada seja utilizada de outras formas, como a reutilização industrial da água, desde que a saúde humana, os animais e o ambiente estejam completamente protegidos.

Este relatório deriva de uma sensibilidade crescente à pressão existente sobre os recursos hídricos da UE, que aumenta a escassez de água e promove a deterioração da sua qualidade. Em particular, mudanças climáticas, padrões climáticos imprevisíveis e secas colocam uma pressão sobre a disponibilidade de água doce necessária para o desenvolvimento urbano e para a agricultura.
Garantir que as águas residuais tratadas sejam mais amplamente reutilizadas pode limitar a extração de água e águas subterrâneas. Segundo a Comissão Europeia, a frequência e intensidade das secas e o seu impacto ambiental e económico aumentou drasticamente nos últimos trinta anos. As secas do verão de 2017 podem ilustrar ainda mais a dimensão da perda económica. Só o setor agrícola italiano previa perdas de 2 mil milhões de euros.

Próximos passos
Com 588 votos a favor e 23 abstenções, o Parlamento tem agora um posição que lhe permite entrar em negociações com os ministros da EU, mal o Conselho defina a sua própria posição.

 
 

 

FLASH BRUXELAS Nº133

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui