Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, ccrl

FLASH CONFAGRI Nº389 Outubro 2019

 
 
 

CONFAGRI VAI A MURÇA DEBATER DESAFIOS DO SETOR DO AZEITE E PAC PÓS 2020

A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça (CAOM) e a CONFAGRI organizam, no próximo dia 20 de outubro, em Murça, um Seminário para debater “Os desafios do setor do azeite e a PAC pós 2020 em Trás-os-Montes”.
Segundo Francisco Vilela Ribeiro (Presidente da CAOM) “este é o momento para, em colaboração com os nossos parceiros, definirmos estratégias para assegurar a sustentabilidade do setor e ultrapassar os desafios que o futuro nos apresenta. Já não é novidade que produzimos cada vez mais azeite e de melhor qualidade, o que se pode constatar pelo aumento dos níveis de exportação e pelos Prémios Internacionais que temos conquistado.
Ainda recentemente fomos a única cooperativa nacional a conquistar três medalhas de ouro no segundo maior concurso internacional, OLIVINUS na Argentina, com apenas três lotes que submetemos a concurso, onde um dos quais obteve uma classificação de 94 pontos”.
Infelizmente, a região ainda não consegue valorizar convenientemente os produtos de qualidade que coloca no mercado, razão pela qual a CAOM, em parceria com autarquias, cooperativas e empresas, decidiu fundar a Associação – CEPAD (Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Douro), com o objetivo de diferenciar a região demarcada do Douro na produção de Azeites de excelência e de reconhecer o seu azeite como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).
Cerca de 80 % do olival da região é tradicional, centenário, de sequeiro e em bordadura das vinhas, ou seja, a falta de condições para modernização aliada aos constrangimentos climatéricos da falta de água colocam obstáculos à expansão da sua atividade o que compromete a fixação de pessoas no interior das povoações e a coesão territorial.

Sobre o Programa

Este Seminário que terá lugar no Auditório Municipal de Murça, tem início às 10h com abertura a cargo do presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, Francisco Vilela Ribeiro, seguido do Presidente da FENAZEITES, Aníbal Martins e do Presidente da Câmara Municipal de Murça, Mário Lopes.
Seguir-se-á o 1º Painel, às 10h30, moderado por Francisco Silva, onde serão abordadas as “Boas práticas do Olival”, “A PAC PÓS 2020 – Perspetiva para o setor Olivícola” e o “Enquadramento fiscal e contributivo da Atividade Agrícola”, a cargo do José Gouveia, Arlindo Cunha e Albino Alves, respetivamente.
Na parte da tarde, terá lugar o 2º Painel, às 14h30, onde se irá dar a “Conhecer os Azeites”, com o Prof. José Gouveia e será anunciado o “Plano de Contingência para a Xylella Fastidiosa”, por Ana Paula Cruz de Carvalho. Este painel será moderado por Patrícia Falcão Duarte.
Às 16h haverá lugar para um “debate e provas” e às 17h a sessão de encerramento.
No decorrer da sessão, lugar também a um almoço convívio com os participantes com momento musical.

Poderá consultar o Programa completo do evento neste link.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição para geral@caom.pt.

 
 
 
 
 

6º CONCURSO DE VINHOS DO CRÉDITO AGRÍCOLA

Relembramos que termina amanhã, 11 de outubro, o período de inscrição para o 6º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola (CA).
O Grupo CA organiza, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, a 6ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, destinado a Produtores e Cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país.
O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola contempla a inscrição de vinhos brancos, tintos e espumantes, produzidos em Portugal, com Denominação de Origem ou Indicação Geográfica.
Poderá inscrever os seus vinhos até ao dia 11 de Outubro (amanhã) através deste link.
A entrega de amostras termina igualmente amanhã, 11 de outubro, e deverão ser efetuadas na Associação dos Escanções de Portugal (A.E.P.).
A 19 de outubro terá lugar a realização das Provas Cegas pelo Júri do Concurso, no AUDIR, Auditório Municipal do Peso da Régua.
Os vencedores serão anunciados em data a confirmar.
De sublinhar que no total das cinco edições anteriores o Concurso de Vinhos registou a inscrição de mais de 1.000 vinhos e premiou com Ouro, Prata e Bronze mais de 300 vinhos brancos, tintos e espumantes, oriundos das regiões vitivinícolas dos Vinhos Verdes, Trás-os-Montes, Douro, Beiras, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve.
Esta é mais uma iniciativa do Grupo Crédito Agrícola para apoiar o sector e o desenvolvimento das economias locais, especialmente as Cooperativas e os Produtores, promovendo e colocando à prova a qualidade dos vinhos nacionais.

 
 

 

FLASH CONFAGRI Nº389

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui