Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, ccrl

FLASH CONFAGRI Nº390 Outubro 2019

 
 
 

AGRICULTURA – NOVO CICLO MAIS EXIGENTE

CONFAGRI – NOTA DE IMPRENSA

 

Conhecida a composição do novo Governo, a CONFAGRI saúda todos os seus titulares e muito especialmente a Ministra da Agricultura, o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, com os quais a CONFAGRI espera desenvolver um permanente e profícuo diálogo.

Os desafios que se colocam ao sector agroalimentar e florestal, durante o período da próxima legislatura são múltiplos e muito exigentes.

Salientamos a necessidade de negociação de uma PAC mais favorável ao nosso país, tanto no âmbito das ajudas diretas e da organização dos mercados, como no âmbito do desenvolvimento rural.

Importa assegurar a continuidade do esforço de modernização do setor, assegurando um adequado período de transição entre o PDR 2020 e o futuro Plano Estratégico Nacional e promovendo a simplificação no acesso aos apoios ao investimento.

As respostas aos desafios das alterações climáticas e da neutralidade carbónica exigirão também respostas ponderadas, multissetoriais e devidamente suportadas no conhecimento científico.

A CONFAGRI, enquanto representante do setor cooperativo agrícola e de uma vasta rede de organizações agrícolas, continua disponível para colaborar na implementação das medidas de política que assegurem o desenvolvimento sustentável do sector agroalimentar e florestal, o rendimento dos agricultores e a dinamização dos nossos territórios rurais.

A CONFAGRI aguarda, para breve, reuniões com os novos titulares para tomar conhecimento das políticas e estratégias que se propõem desenvolver e para apresentar as principais prioridades da Confederação, na atual conjuntura.

 
 
 
 
 

INE - PREVISÕES AGRÍCOLAS

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou, recentemente, o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas, em que as previsões agrícolas apontam para um considerável aumento na produção de tomate para a indústria, para valores acima das 1,4 milhões de toneladas, numa campanha com um registo de produtividade (95 toneladas por hectare) ao nível dos mais elevados. Registam-se ainda aumentos de produção na batata de regadio (+15%), enquanto no arroz a produção deverá ser semelhante a 2018.
Nos pomares de maçã, as condições meteorológicas favoráveis e a entrada em plena produção de novos pomares contribuíram para aquela que será a maior produção das últimas três décadas (340 mil toneladas). Também na amêndoa, e essencialmente devido aos mesmos fatores, prevêem-se aumentos significativos na produção (+55%), enquanto na castanha estima-se que o rendimento unitário deverá regressar para valores próximos de uma tonelada por hectare. Na pera, tal como no pêssego, a produção deverá ficar ao nível da alcançada na campanha passada.
Quanto à vinha, verificou-se que as condições atmosféricas adversas (baixas temperaturas no vingamento e escassa precipitação ao longo do desenvolvimento do cacho) influenciaram a produção em diversas regiões produtoras, sendo que, globalmente, deverá registar-se uma diminuição de 5% no vinho produzido.

 

Gado, Aves e Coelhos Abatidos
O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em agosto de 2019 foi 38 644 toneladas, o que correspondeu a um decréscimo de 6,7% (+0,8% em julho), devido ao menor volume de abate registado nos bovinos (-8,6%), suínos (-6,5%) e caprinos (-12,5%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 30 763 toneladas, o que representou um decréscimo de 2,4% (+6,0% em julho), devido ao menor volume de galináceos (-2,8%), perus (-4,0%) e codornizes (-31,4%).

 

Produção de Aves e Ovos
O volume de produção de frango teve um decréscimo de 2,3% (+2,2% em julho), com 24 830 toneladas. A produção de ovos de galinha para consumo apresentou igualmente uma diminuição de 2,9% (-2,2% em julho), com 8 922 toneladas produzidas.

 

Produção de Leite e Produtos Lácteos
A recolha de leite de vaca foi 151,2 mil toneladas, o que indica um aumento de 0,7% em relação ao mês homólogo (-1,4% em julho). O fabrico de produtos lácteos foi inferior em 11,5% (-4,9% em julho), devido sobretudo à redução de produção do leite para consumo (-16,4%).

 

Pescado Capturado
O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 15,5% (+14,4% em julho), justificado pela menor captura de peixes marinhos (nomeadamente cavala, sardinha e atuns) e de moluscos como o berbigão. Às 16 286 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 32 196 mil euros, valor que representou um decréscimo de 2,9% (+0,4% em julho).
O preço médio do pescado descarregado foi 1,95 Euros/kg, refletindo, um aumento de 14,9% (-12,1% em julho).

 

Preços e Índices de Preços Agrícolas
Em setembro de 2019, as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos suínos (+15,8%), aves de capoeira (+2,9%), batata (-33,5%) e azeite a granel (-19,2%).
Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se na batata (+25,5%), frutos (+2,6%), azeite a granel (-5,6%) e hortícolas frescos (-2,9%).
Em junho de 2019, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) aumentou 0,2%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) cresceu 1,6%. Relativamente ao mês anterior, observou-se um decréscimo de 0,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e um acréscimo de 0,3% no índice de preços de bens e serviços de investimento.

 

Consulte o Boletim Mensal de Outubro de 2019

 
 

 

FLASH CONFAGRI Nº390

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui