Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, ccrl

FLASH CONFAGRI Nº393 Novembro 2019

 
 
 

PARA ACABAR COM OS MAL ENTENDIDOS - CONFAGRI APOIA DIFUSÃO DA INICIATIVA “MEATTHEFACTS”

A CONFAGRI uniu-se a várias organizações europeias para apoiar a iniciativa “European Livestock Voice” (A Voz Europeia da Pecuária), mediante a disponibilização e divulgação do site www.meatthefacts.pt, que tem como objetivo o esclarecimento de questões recentemente trazidas a público sobre os mitos e estereótipos associados ao setor pecuário e de produção de carne. A CONFAGRI contribuirá, também, para o desenvolvimento de conteúdos para este site.
“Defendemos o fim de debates demagógicos que apenas pretendem vulgarizar visões radicais que nada têm a ver com a realidade pecuária que vivemos. Há que ter bom senso e encarar estas questões com ponderação e equilíbrio, pesando os dois lados da balança”, reforça Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI.

A eliminação da produção pecuária da Europa, um “Livestock Exit”, teria consequências drásticas. A “European Livestock Voice” pretende dar a conhecer os verdadeiros factos e o outro lado da história, equilibrando o debate sobre o futuro da pecuária e fornecendo ao consumidor informações para que este faça escolhas conscientes.
De facto, este setor está hoje no epicentro dos debates públicos na Europa e do Mundo, debates esses que, por serem pouco esclarecidos e fundamentados, criam uma imagem que contrasta fortemente com a realidade sentida e vivida diariamente por milhares de agricultores europeus e pelos profissionais que os apoiam nas suas explorações agrícolas.
O modelo de produção pecuária da UE, baseado em estruturas agrícolas locais e familiares diversificadas é a espinha dorsal das áreas rurais da Europa. Suporta um grande número de empregos e indústrias, contribui para a abordagem circular na bioeconomia, ao mesmo tempo que garante um fornecimento constante e acessível de alimentos seguros e nutritivos, necessários para uma dieta equilibrada.

“Nós não lhe vamos dizer o que comer, beber ou vestir, mas será bom conhecer os dois lados da história acerca da pecuária. Porque quando faz uma escolha, também está a escolher todas as suas consequências.” #Meatthefacts


Contacto para o Meatthefacts.pt:

No próprio site www.meatthefacts.pt

ou email: confagri@meatthefacts.pt

 
 
 
 
 

O FUTURO DA VITICULTURA EUROPEIA: O QUE FAZER PARA QUE O SUCESSO CONTINUE?

A CONFAGRI e a sua Associada FENADEGAS marcaram presença no workshop “O futuro da viticultura europeia: o que fazer para que o sucesso continue”, que teve lugar em Bruxelas, no passado dia 6 de Novembro, onde também estiveram o Copa-Cogeca e a CEVI, em representação das cooperativas produtoras de vinho e dos viticultores independentes.
Foi feita uma breve apresentação sobre a importância e o sucesso do setor vitivinícola na União Europeia nas duas últimas décadas, concluindo-se que a balança comercial do setor vitivinícola aumentou 275%, com um lucro líquido de cerca de 8 mil milhões de euros em 2018. Também a qualidade melhorou significativamente, uma vez que 64% do vinho produzido é certificado (44% DOP – 20% IGP). No entanto, o setor está atualmente a enfrentar novos desafios que, provavelmente, serão mais perturbadores do que qualquer outra coisa que o setor já tenha testemunhado.
Os viticultores da UE têm hoje duas preocupações principais: a deterioração da sua situação económica, devido à desaceleração económica global e à redução das margens de lucro e ao clima, mudança que já demonstrou o seu potencial destrutivo. Nos últimos anos, grandes esforços foram feitos para aprimorar os padrões de sustentabilidade. Se os viticultores responderem a todos os novos desafios, têm que adquirir continuamente novas habilidades e pensar fora da caixa para encontrar soluções inovadoras e sobreviver em um mercado cada vez mais global e volátil.
O setor vitivinícola continua otimista indicando que, com as medidas de apoio corretas e uma Política comercial, pode explorar novos mercados e sustentar a inovação de produtos em reação a novas tendências, como produtos mais ecológicos e vinhos com menos álcool.

 

PAC deve fornecer suporte para produtores se adaptarem
O presidente do Grupo de Trabalho do Copa-Cogeca, Thierry Coste, referiu que “É essencial que a UE continue a apoiar o setor com um orçamento sólido da PAC que permita que se torne ainda mais competitivo e mais sustentável. Para isso, o quadro legislativo da PAC deve fornecer suporte e sinergias com outros fundos para que nossos produtores possam encontrar novas soluções e se adaptar às mudanças. O setor vitivinícola permanece otimista e acredita que, com as medidas corretas de apoio e uma política de comércio justo, poderá aceder a novos mercados e adaptar-se às novas tendências, oferecendo produtos inovadores (produtos mais ecológicos ou vinhos com baixo teor alcoólico)”.
“Diversidade é sinónimo de inovação e resiliência e, portanto, é essencial preservar e melhorar o modelo europeu de vinho, composto por uma grande variedade de empresas (pequenas, médias e grandes quintas e cooperativas de vinhos) que geram emprego e crescimento nas zonas rurais “, referiu o Presidente da CEVI, Thomas Montagne.


Mais Informação:

Apresentação em EN
Comunicado Conjunto Copa-Cogeca CEVI EN

 
 

 

FLASH CONFAGRI Nº393

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui