Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS E DO CRÉDITO AGRÍCOLA DE PORTUGAL, CCRL

FLASH CONFAGRI Nº522 Outubro 2021

 
 
 

CONFAGRI DÁ O ALERTA - Escassez de Bens Alimentares Nacionais nas Prateleiras é um Perigo Eminente

É com extrema apreensão que a CONFAGRI antevê o futuro do sector agrícola, considerando que os preços ao produtor de muitos produtos agrícolas e pecuários estão em decréscimo, pela pressão a que estão sujeitos e pela ditadura da distribuição, alertando a CONFAGRI para uma possível escassez de bens alimentares nacionais nas “prateleiras” consequência do abandono da produção de muitos produtores e do já conhecido plano estratégico da PAC que desvaloriza a produção nacional.

A atividade agropecuária foi fortemente penalizada pelos efeitos da pandemia COVID-19, devido ao encerramento do canal Horeca.

Com o fim do confinamento, perspetivava-se uma recuperação do sector, o que não está a acontecer. A conjuntura agrava-se em resultado dos aumentos sucessivos dos preços dos fatores de produção, seja o gasóleo, as rações ou os adubos/fertilizantes/fitofármacos.

A atual situação é desesperante, depois de em 2020 ter ocorrido um decréscimo do valor acrescentado bruto (VAB), do sector agrícola, (-8%), o agravamento dos custos intermédios vai continuar a ditar reduções no rendimento desta atividade e a viabilidade de alguns negócios, pelo que se teme a falência de alguns produtores, caso não haja uma resposta à altura por parte das políticas públicas, até agora claramente insuficientes para reestruturar e alavancar negócios locais.

Perante a delicada situação em que se encontra o sector, considera também a CONFAGRI que poderão vir a ser agravados problemas ambientais e de coesão territorial, com o abandono da produção e dos territórios.

 

Ministra da Agricultura encerra debate do Conselho Geral da CONFAGRI

A fim de tentar encontrar soluções que respondam às dificuldades e desafios deste sector, a CONFAGRI vai reunir o seu Conselho Geral, na presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no próximo dia 3 de novembro, no Hotel dos Templários, em Tomar, para discutir e debater as propostas do Plano Estratégico da PAC (PEPAC) 2023-2027, aquele que se afigura como sendo o balão de oxigénio para manter vivo o mundo rural.

Às 14h30 haverá lugar para uma mesa redonda, aberta à comunicação social, subordinada ao tema “A Proposta de PEPAC responde às necessidades e desafios do sector agrícola e florestal nacional?”, que contará com a participação de Arlindo Cunha, Ex-Ministro da Agricultura, Miguel Freitas, Ex- Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e Eduardo Diniz, Diretor Geral do GPP (Gabinete de Planeamento) e encerramento pela Ministra da Agricultura.

Esta é a oportunidade para reforçar e fortalecer este sector, para contrariar o abandono da atividade e prevenir o abandono dos territórios, um sector que gera riqueza (representa 3,9% do VA Bruto), que cria emprego e que produz alimentos para sustentar o país. Mas para que isso seja exequível, é urgente que haja um envolvimento e um compromisso de cooperação a nível político que aliviem as sobrecargas ao nível dos custos de produção bem como a carga tributária.

 

Nota: Fazem parte do Conselho Geral os membros da Direção das nove Federações associadas, representantes das organizações aderentes, o Secretário-Geral e trinta personalidades de reconhecido mérito do sector agrícola nacional das diferentes regiões do país.

 

 
 

 

FLASH CONFAGRI Nº522

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui