Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL

FLASH CONFAGRI Nº525 Novembro 2021

 
 
 

FERNANDO DO ROSÁRIO ELEITO VICE-PRESIDENTE DO GRUPO AZEITONAS E AZEITE DO COPA-COGECA

Fernando do Rosário, representante da CONFAGRI, foi hoje ontem, 18 de novembro, Vice-Pesidente do Grupo de Trabalho Sectorial do Azeite “Azeitonas e Azeite” do COPA-COGECA, organização que representa os interesses das cooperativas e produtores agrícolas europeus.

Destaque-se que Fernando do Rosário é Engenheiro Zootécnico de formação e Presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches desde julho de 2018. É olivicultor e um profundo conhecedor do sector olivícola.

Por sua vez, Cristobal Cano da UPA – Union de Pequeños Agricultores y Ganaderos, foi eleito Presidente do Grupo.

Estes dois elementos vão liderar o Grupo nos próximos 2 anos.

www.confagri.pt
https://copa-cogeca.eu

 
 
 
 
 

INE DIVULGA PREVISÕES AGRÍCOLAS - BOAS CAMPANHAS FRUTÍCOLAS E OLEÍCOLAS

O INE, Instituto Nacional de Estatistica, divulgou ontem as previsões agrícolas referentes a 31 de outubro. Estas apontam para aumentos significativos de produção na generalidade das culturas frutícolas e nos olivais. Nas pomóideas, o ciclo produtivo decorreu favoravelmente, prevendo-se produções de 341 mil toneladas na maçã (a segunda mais elevada desde 1986) e de 183 mil toneladas na pera (+40% face à campanha passada). No kiwi, apesar do calibre dos frutos ser menor que o habitual, estima-se que, pela primeira vez, a produção alcance as 50 mil toneladas, sendo que na amêndoa, torna-se evidente o impacto que o aumento da área (sobretudo com amendoais intensivos) tem na produção, que deverá fixar-se nas 38 mil toneladas (a produção mais elevada dos últimos 24 anos). Já na produção de vinho, apesar de alguma heterogeneidade regional, espera-se um aumento de 5% face à vindima de 2020. Por último, nos olivais para azeite, e após um ano de contrassafra, as previsões apontam para uma produtividade, inédita, superior a 3 toneladas por hectare. De referir que, em sentido contrário, sobretudo devido ao surgimento descontrolado de septoriose em muitos soutos não tratados, a produção de castanha deverá diminuir 10%, num ano em que a carga de ouriços faria prever uma campanha bastante produtiva.

Quanto às culturas anuais, destaque para o tomate para a indústria que, fruto de um rendimento unitário historicamente elevado, volta a ultrapassar as 1,5 milhões de toneladas. A produção de arroz também deverá aumentar (+30%), em resultado da conjugação do aumento da área e da produtividade. No milho, prevê-se que a produção global (de regadio e de sequeiro) alcance as 716 mil toneladas (+5%, face a 2020).

 
 

 

FLASH CONFAGRI Nº525

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui