Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS E DO CRÉDITO AGRÍCOLA DE PORTUGAL, CCRL

FLASH CONFAGRI Nº543 Março 2022

 
 
 

CONFAGRI DISCUTE MEDIDAS URGENTES COM MINISTRA DA AGRICULTURA

A CONFAGRI reuniu esta terça-feira, 22 de março, com a Ministra da Agricultura com a finalidade de discutir as medidas propostas oportunamente apresentadas pela Confederação para minimização dos impactos da seca, entretanto agravados pelo conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia.

Das medidas apresentadas, a maioria obteve um acolhimento favorável pelo Ministério, estando algumas já implementadas e as restantes em fase de operacionalização ou dependentes da aprovação de Bruxelas.

A CONFAGRI, face à situação de crise existente e à situação dramática em que se encontram os setores da produção leiteira e da suinicultura, reafirmou junto da Ministra da Agricultura a necessidade de serem implementados com a máxima urgência Programas específicos de apoio a ambos os setores, de grande importância na economia nacional, e que se encontram em risco de sobrevivência.

A CONFAGRI continua a reclamar a necessidade imperiosa de uma repartição mais adequada do valor atribuído à produção ao longo da cadeia de valor agroalimentar. Reafirmando, ainda a necessidade urgente de revisão do funcionamento da PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar, cujo funcionamento não tem contribuído para evitar o esmagamento da produção agrícola e pecuária nacional.

A Ministra apresentou ainda à CONFAGRI os resultados da reunião do Conselho de Agricultura realizado na passada segunda-feira, em Bruxelas, em que foram aprovadas várias medidas de apoio relacionadas com os pagamentos diretos, nomeadamente as derrogações ao “greening”, os adiantamentos aos agricultores, e também a ativação do mecanismo de Reserva de Crises.

Foi ainda divulgado pela Ministra da Agricultura que, pela primeira vez, durante o próximo mês de Maio, os pagamentos diretos, as medidas agroambientais e o apoio a manutenção da atividade agrícola em zona desfavorecida serão objeto de um pagamento antecipado no montante de 50% dos apoios pagos até 31 de dezembro de 2021.

Foram ainda acordadas futuras reuniões de trabalho, com curta periodicidade, face à crise que o setor atravessa.

 
 
 
 
 

IDALINO LEÃO É O NOVO PRESIDENTE DA AGROS

Na Assembleia Eleitoral ontem realizada, no Espaço AGROS, os Delegados das Cooperativas Associadas elegeram os novos Órgãos Sociais da Agros UCRL – Quadriénio 2022-2025.

Numa votação, onde estiveram presentes todos os Delegados, a Lista liderada por Idalino Leão, recolheu 71% dos votos, enquanto a lista liderada por António Balazeiro obteve 26%.

Foram ainda apurados 3% de votos em branco. Este resultado, para além de uma vitória clara é um forte sinal de união do setor e um sinal de esperança para os tempos difíceis que se avizinham.

A nova Administração agradeceu o desempenho dos Órgãos Sociais cessantes e reforçou que quer “continuar a acreditar” numa “nova esperança para a Produção” e para tal contará com Professor Henrique Trindade, representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, eleito como a Presidente da Assembleia Geral, e Fernando Gil Ramos, da Cooperativa de Vila do Conde, a Presidente do Conselho Fiscal.

Idalino Leão, depois de empossado como Presidente do Conselho de Administração da AGROS UCRL, referiu que “é um misto de orgulho e tremenda responsabilidade assumir os destinos da AGROS, num contexto muito difícil para o setor. Assume que este é tempo de União e de recentrar a AGROS como uma das Grandes Embaixadoras da Agricultura Nacional”.

Apelou à União entre Produtores e Cooperativas Associadas, e concretizou estas palavras convidando o seu opositor para pertencer ao Conselho Consultivo do Leite, a ser criado futuramente.

 
 

 

FLASH CONFAGRI Nº543

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui