Terminou este domingo a 54ª edição da AGRO, Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorreu no Altice FORUM BRAGA de 24 a 27 de março.
A CONFAGRI, enquanto parceira ativa da AGRO, promoveu, com o apoio da DRAP-Norte, da AGROS (União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes) e da CAVAGRI (Cooperativa Agrícola do Alto Cávado), no passado dia 25 de março, um Seminário subordinado ao tema “A Agricultura na Região Norte no Período 2022-2030”, que se revelou de grande importância e oportunidade nesta fase particularmente difícil e complexa que os agricultores e as suas organizações atravessam.
Intervenção do Presidente da CONFAGRI
O Seminário que reuniu cerca de 130 participantes entre Dirigentes, Técnicos e Agricultores, contou na sessão de abertura com a intervenção de Manuel Vilaça, Presidente da CAVAGRI e Idalino Leão, recentemente eleito Presidente da AGROS.
O tema do Seminário “A Agricultura na Região Norte: Perspetivas de evolução dos principais sistemas produtivos da região, no período 2022-2030”, foi desenvolvido pela Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
Seguiu-se uma mesa redonda, moderada pelo Secretário-Geral da CONFAGRI, Eng.º Francisco Silva, com os comentários e os contributos de vários representantes das organizações agrícolas setoriais, todos eles com grande conhecimento do setor agrícola do Norte, designadamente:
– Leite: Eng.º Fernando Cardoso – Secretário-Geral da FENALAC;
– Carne: Eng.º Albano Álvares – Presidente da Cooperativa Agro Rural de Boticas;
– Vitivinicultura: Dr. Basto Gonçalves – Presidente da FENADEGAS;
– Floresta: Eng.º Armando Pacheco – Presidente da FENAFLORESTA;
– Frutas e Hortícolas – Eng.º Rui Pinto – Diretor da Cooperativa Terras de Felgueiras
Mesa Redonda
A mesa redonda foi seguida de um momento de debate e contou com a intervenção de diversos participantes.
Na Sessão de Encerramento intervieram o Presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes e o Vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa.
Manuel dos Santos Gomes referiu que a “CONFAGRI se manterá fiel aos princípios que sempre defendeu: o reforço da produção agrícola nacional e do cooperativismo agrícola, continuando a ouvir as nossas organizações associadas, a dialogar ativamente com a Tutela do setor, nunca abandonando esse diálogo, e a apresentar propostas construtivas, visando a melhoria das condições da atividade dos produtores e das suas organizações, de modo a garantir a sua sustentabilidade económica”.
A CONFAGRI marcou igualmente presença na AGRO, com o seu stand, localizado no Pavilhão Institucional, onde informou e esclareceu os agricultores e visitantes sobre as questões importantes da atualidade do Sector. Aos visitantes do seu stand, a CONFAGRI ofereceu a sua revista “Espaço Rural” e uma coletânea de suportes informativos sobre diversas temáticas relacionadas com o sector.
Stand da CONFAGRI
No espaço da CONFAGRI foram recebidas as personalidades e delegações oficiais que visitaram a Feira.
Da nossa parte, congratulamo-nos com a forma como o certame decorreu, com a afluência de visitantes e pela forma como fomos recebidos. Por tudo isto, é garantido que voltaremos a marcar presença no próximo ano.
|