A CONFAGRI reuniu ontem com a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes e com o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, na sede da Confederação em Lisboa, com uma agenda que contemplava algumas das principais prioridades da agricultura portuguesa no atual momento de crise em que vivemos.
Algumas matérias marcaram a reunião com incidência nas medidas excecionais da reserva de crises e nos apoios no âmbito do FEADER. No entanto, a questão da energia e em especial os custos do gasóleo para a agricultura, constituíram a parte fulcral da reunião tendo a Ministra informado a Confederação que estão em preparação novas medidas estruturais para os combustíveis.
Os atuais custos dos combustíveis, segundo o presidente da CONFAGRI, Idalino Leão, estão a estrangular o complexo agroalimentar do nosso País e as medidas compensatórias até hoje tomadas, sendo positivas, não repercutem o extraordinário aumento de custos, tendo transmitido a sua profunda preocupação pela situação.
A CONFAGRI foi informada que antes do Verão, Bruxelas deve aprovar o Plano Estratégico da PAC, que vem criando no setor fortes expetativas.