Se não estiver a ver esta newsletter corretamente, clique aqui.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS E DO CRÉDITO AGRÍCOLA DE PORTUGAL, CCRL

FLASH CONFAGRI Nº555 Julho 2022

 
 
 

ALERTA – PREVISÕES METEOROLÓGICAS DE 8 A 14 DE JULHO

De acordo com previsões meteorológicas, o período entre 8 a 14 de julho vai ter dias/noites secos e vento de Leste. A confirmar-se, serão dias muito exigentes, com potencial para eventos de acrescida complexidade e dificuldade.

A via para reduzir esta probabilidade é:

1) Não uso do uso do fogo para eliminação de sobrantes, lixos, fogueiras confeção de alimentos e/ou utilização de maquinaria e alfaias que façam faíscas em contacto solo ou escapes livres;

2) Reforçar dissuasão nas horas e locais críticos.

Fonte: Informação do Gabinete da Ministra da Agricultura e Alimentação

 
 
 
 
 

PREÇOS DE BENS E SERVIÇOS AGRÍCOLAS NA UE SOBEM 9,6% NO 1.º TRIMESTRE

Aumento é sustentado por fortes aumentos nos fertilizantes, energia e alimentos para animais.

Os preços de bens e serviços agrícolas na União Europeia (UE) aumentaram 9,5% no primeiro trimestre do ano, face ao anterior, devido à guerra na Ucrânia, com Portugal a apresentar a segunda menor subida nos insumos (6,2%).

No primeiro trimestre de 2022, o preço médio dos bens e serviços atualmente consumidos na agricultura (ou seja, insumos não relacionados com o investimento) aumentou 9,5% em comparação com o quarto trimestre de 2021, sustentado por fortes aumentos nos fertilizantes e corretivos do solo (21,2%), energia e lubrificantes (17,4%) e alimentos para animais (9,2%).

De acordo com dados esta sexta-feira divulgados pelo Eurostat, por outro lado, o preço médio dos bens agrícolas como um todo (produção) aumentou 6,0% na UE entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro de 2022.

Todos os Estados-membros registaram aumentos nos preços médios dos insumos não relacionados com investimento, mas os mais baixos registaram-se em Malta (4,7%), na Eslovénia e em Portugal (ambos 6,2%).

As maiores taxas de aumento do preço médio dos insumos foram observadas na Lituânia (24,5%), seguida da Letónia (18,9%) e da Eslováquia (14,6%).

O serviço estatístico da UE refere que a invasão da Ucrânia pela Rússia “tem perturbado significativamente os mercados agrícolas globais”, nomeadamente porque os dois países têm sido os maiores exportadores de cereais, como trigo e milho, oleaginosas (particularmente girassol) e fertilizantes.

Consulte a notícia aqui

Fonte: sicnoticias.pt/Lusa

 
 

 

FLASH CONFAGRI Nº555

 

 

 

Guarde ou partilhe esta newsletter em formato preparado para impressão

 

IMPRIMIR ESTE NÚMERO

 

Confagri

CONFAGRI

TEMAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023 CONFAGRI
PDR 2020 Portugal 2020 UE
Se não deseja continuar a receber esta Newsletter, clique aqui