Em sequência de proposta aprovada pelo plenário do Conselho Nacional da Economia Social (CNES) está em curso a realização do 1.º Congresso Nacional da Economia Social, que decorreu ao longo do ano de 2017, através de sessões temáticas, descentralizadas, e de uma sessão final, a realizar no mês de novembro.
Objetivos:
- a) Reforçar o setor da economia social no plano institucional, legal e organizacional promovendo o reforço do seu papel na economia e na sociedade portuguesa;
- b) Promover, e aprofundar, um debate alargado em torno de temas nacionais e internacionais relevantes para a economia social portuguesa e para as entidades que a integram;
- c) Formular, sob forma de declaração comum, um conjunto de recomendações que, no respeito da diversidade, contribuam para uma melhoria qualitativa da representatividade do sector da economia social perante os poderes públicos, a sociedade em geral e, em particular, as instâncias de concertação social.
Organização e Funcionamento:
O congresso foi organizado em sessões temáticas realizadas no decurso do ano de 2017, uma por cada bimestre (janeiro/fevereiro, março/abril, maio/junho e setembro/outubro), de forma descentralizada, que decorreram em Lisboa, Póvoa de Varzim, Mangualde e Évora.
A Sessão Final será realizada em Lisboa, em plenário e sessões, no mês de novembro. As sessões temáticas, sem prejuízo de iniciativas próprias, promovidas pelas entidades que integram a Comissão Organizadora, serão organizadas tendo em consideração o diagnóstico e auscultação feitos junto das entidades de base da Economia Social.
A Sessão Final do Congresso Nacional da Economia Social 2017 irá realizar-se, no dia 14 de novembro, em Lisboa, no Grande Auditório do ISCTE. Toda a informação sobre a mesma disponível aqui.
Anexo: Programa Congresso Nacional da Economia Social 2017 – Sessão Final