43.º Aniversário de A Lavoura do Concelho de Paços de Ferreira

Confagri 27 Abr 2018

Idalino Leão defende Estatuto da Agricultura Familiar que reflicta a especificidade da região Norte

Teve lugar, no passado dia 11 de Abril, a sessão evocativa do 43.º aniversário da Cooperativa Agrícola “ A Lavoura do Concelho de Paços de Ferreira”.

Como vem sendo habitual, a Cooperativa assinalou e festejou mais um aniversário, num evento que teve lugar no seu Salão Nobre e que foi muito participado.

Do programa constou uma sessão de esclarecimento e sensibilização de limpeza das florestas, moderada pelo Presidente da Cooperativa, Idalino Leão. Fizeram parte deste painel o Vereador da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, e Andreia Carvalho, do Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete de Técnico Florestal da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

O segundo painel foi da responsabilidade da UCANORTE, tendo tido por intervenientes técnicos da área agrícola do Norte de Portugal e da Galiza, que abordaram as questões inerentes à eficiência e rentabilidade da cultura do milho na região.

A sessão solene foi presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e a mesa composta pelo Presidente da Cooperativa, Idalino Leão, pelo Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, e pelo Presidente da AGROS, José Capela.

O Presidente da Cooperativa destacou a importância do sector agrícola na região, não só na vertente económica, mas também no equilíbrio da paisagem e na preservação da fauna e da flora. Referiu ser importante que o sector leiteiro consiga alguma estabilidade, dado que o fim do regime de quotas leiteiras originou muita inconstância nos mercados. Para defender a agricultura da região Norte, referiu ser fundamental que o Governo acautele no estatuto da agricultura familiar as verdadeiras especificidades desta região. Concluiu a sua intervenção referindo-se ao papel da Cooperativa como importante parceiro regional que não se desviará das suas responsabilidades nas causas agrícolas.

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal realçou a dinâmica que sente na Cooperativa e referiu sentir-se orgulhoso enquanto autarca do desempenho desta organização e da boa parceria que existe entre a Câmara e a Cooperativa, como são exemplos a dinâmica dos mercados rurais e a isenção atribuída às explorações pecuárias do concelho. Terminou referindo que o concelho tem de ter orgulho na sua agricultura e na sua ruralidade, lançando o desafio do estreitar da pareceria entre a Câmara e a Cooperativa para dinamizar ainda mais o sector.

O Presidente da AGROS referiu ter sempre muita satisfação em visitar esta Cooperativa, pois trata-se de uma Cooperativa histórica, a quinta a aderir à AGROS e, como tal, existe uma relação muito próxima entre estas organizações. Concordando com Idalino Leão, defendeu ser necessária uma maior estabilidade no sector do leite e que os agricultores e as suas cooperativas devem continuar a comprar cada vez mais em conjunto para ganharem escala nas suas compras.

O Secretário de Estado, Miguel Freitas, destacou o papel da Cooperativa no desenvolvimento da região, elogiou o trabalho desenvolvidos nos últimos anos e referiu que a Cooperativa se encontra no caminho certo, dado o orgulho demonstrado no que é, patente nesta comemoração, e também na qualidade dos produtos que coloca no mercado. Concluiu a sua intervenção referindo estar de acordo como o repto lançado pelo presidente da Cooperativa de ter um estatuto do agricultor que defenda a região Norte de Portugal.

Fonte: Gazeta de Paços de Ferreira

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI