Acordo sobre a nova PAC gera expetativas no sector agrícola

Confagri 25 Jun 2021

A CONFAGRI congratula-se por, após longas negociações, se tenha alcançado, hoje, um acordo sobre a PAC a vigorar até 2027.

“Felicitamos a Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes pela perseverança e capacidade negocial demonstradas, conducentes à obtenção de um máximo divisor comum entre o Conselho, a Comissão e o Parlamento Europeu”, destaca o secretário-geral Francisco Silva.

A nova PAC é hoje acordada, num contexto de pandemia COVID-19, que tem colocado em situação muito difícil os setores produtivos agrícolas do nosso país e as respetivas fileiras, o que coloca muito seriamente em causa a viabilidade económica de muitos produtores e da agroindústria associada.

Ficam, agora, criadas as condições para se concluir o Plano Estratégico da PAC (PEPAC), que deve ser um instrumento impulsionador de uma maior equidade da aplicação da PAC em Portugal.

A CONFAGRI ambiciona que o PEPAC contribua para a soberania alimentar e para a sustentabilidade económica, ambiental e social do Mundo Rural, dando efetiva resposta às necessidades estruturais da agricultura portuguesa, dos agricultores e das suas cooperativas e que tenha, por isso, um forte cariz de apoio à produção, organização e competitividade agrícola.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI