Fonte: radiocampanario.com
À semelhança de várias outras empresas alentejanas que estão a transformar álcool de consumo em álcool desinfetante para ajudar no combate à COVID-19, também a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) começou a produzir e testar uma solução de gel antisséptico para apoiar a Unidade de Saúde Local do Baixo Alentejo (USLBA).
Os testes já foram concluídos e com êxito, lê-se em nota da Cooperativa.
Esta é uma parceria entre a ULSBA e ACVA que permitiu que se criasse um gel antisséptico à base de álcool para desinfeção das mãos e que provém de aguardente vínica.
“Tendo como destino prioritário o Hospital José Joaquim Fernandes, de forma a garantir a existência de Gel Desinfetante em todos os espaços essenciais, a Adega usou uma fórmula de produção recomendada pela Organização Mundial de Saúde, ajustando-a à sua realidade”.
O Presidente da Adega, Engº José Miguel de Almeida, explica que “nos dias que correm temos de acorrer ao que é mais necessário para ajudar o país, e percebendo que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo estava com dificuldades em obter Gel Antisséptico, iniciámos de imediato os ensaios para a produção do mesmo” afirma José Miguel de Almeida.
Manuel Soares, Vogal Executivo, em nome do Conselho de Administração da ULSBA, enaltece o importante contributo e a solidariedade demostrada pela ACVCA. “A solução antisséptica de base alcoólica (SABA) é uma preparação de desenvolvida para descontaminação das mãos que a par de outros meios e cuidados é essencial no controlo do contágio e proteção de profissionais e doentes. Neste momento difícil, o consumo mensal aumentou para perto do triplo pelo que sendo muito difícil encontrar respostas no mercado esta parceria é primordial e um balão de oxigénio na obtenção deste produto imprescindível”.
Luís Morgado Leão, enólogo da ACVCA revela que este produto foi desenvolvido “através de quantidades controladas de Glicerina, Peróxido de Hidrogénio e Aguardente Vínica, com os quais foi possível criar um Gel Antisséptico eficaz e que respeita as normais de Qualidade e Segurança”.