Álvaro Amaro alerta para riscos da estratégia para agricultura biológica

Confagri 15 Abr 2021

Fonte: PED Parlamento Europeu

Foco do plano de ação para desenvolvimento da agricultura biológica no consumo merece destaque positivo

Na reunião com o Comissário europeu para a Agricultura, na apresentação do “plano de ação para o desenvolvimento da produção biológica da UE”, Álvaro Amaro, apesar de reconhecer aspetos positivos deste sistema, exprimiu a sua preocupação com a posição do executivo europeu em matéria de produção biológica, e quer que se considerem os elevados riscos e impactos da iniciativa da Comissão.

Dirigindo-se a Janusz Wojciechowski, perguntou se este “acredita realmente que este aumento da produção biológica, e a consequente quebra de produtividade na agricultura europeia, não conduzirá a uma subida da importação dos alimentos? Com uma agravante, é a de que esses alimentos serão, obviamente, produzidos com critérios muito menos exigentes em termos sociais e ambientais.”

Os produtos orgânicos são mais caros do que os seus equivalentes não-orgânicos e, num contexto em que a produção europeia deixa de atender às necessidades de todos os seus cidadãos, é expectável que a solução venha a ser a importação de produtos de menor qualidade, mas, ainda assim, mais baratos do que os orgânicos.

Álvaro Amaro registou, ainda, que “a Comissão parece ter ouvido o Parlamento, e em função disso, [centrou] grande parte das ações previstas no estímulo ao consumo”. O Eurodeputado tem insistido, em diversas ocasiões, que a estratégia da UE para a produção biológica deverá privilegiar medidas que incentivem do lado da procura, e não da oferta. A lógica que preside a esta abordagem assenta no pressuposto de que as alterações no modelo produtivo deverão resultar de alterações na procura por parte dos consumidores.

Finalmente, para o membro da Comissão da Agricultura, esta evolução na atitude da Comissão é positiva, especialmente tendo em conta a sua posição de partida. Faltará agora insistir para alterar não apenas o sentido da abordagem, mas o seu objetivo fundamental.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI