Álvaro Amaro critica programa de promoção agroalimentar para 2021

Confagri 24 Fev 2021

Fonte: PSD Parlamento Europeu

Eurodeputado dececionado com orientação da Comissão que destina metade do financiamento à promoção de biológicos

O diretor-geral da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural apresentou hoje o programa de trabalho de 2021 relativo à política de promoção dos produtos agroalimentares da UE, que destina metade do financiamento disponível à promoção de produtos biológicos, facto “incompreensível” para Álvaro Amaro, num “ano determinante para contrariar esta crise.

Para o Membro Permanente da Comissão da Agricultura, o tratamento preferencial dos produtos biológicos em detrimento da restante produção agroalimentar “não surpreende, mas ofende. É sabido que a Comissão Europeia – e o Pacto Ecológico Europeu – visam aumentar a quota de mercado dos produtos biológicos. Contudo, não se compreende que, para atingir o desiderato, se desconsiderem “os milhares de pequenos e médios agricultores inscritos em regimes de qualidade” que, em razão da atual crise, acusam perdas de rendimento dramáticas.

O social-democrata, no Parlamento Europeu, considera ainda que “é preciso apresentar mais e melhores medidas de apoio ao sector do vinho, no âmbito do combate à crise”. “Com esta obstinação ideológica, a Comissão Europeia está a desperdiçar uma oportunidade vital para ajudar os agricultores da União Europeia a escoar a produção que está a ser destruída ou armazenada até que se estrague”, termina.

O programa hoje apresentado a pedido da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento rural prevê apoios para a promoção nos mercados interno e externo na ordem dos 174 milhões de euros.

Para 2021, a Comissão Europeia vincula metade do orçamento à promoção de produtos biológicos, à promoção da valorização da sustentabilidade ambiental da agricultura europeia e à promoção do consumo de frutas e legumes no contexto de dietas equilibradas e saudáveis. De acordo com o diretor-geral, isto deve-se ao alinhamento desta política com os objetivos inscritos no Pacto Ecológico Europeu

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI