As Cooperativas e a Inovação na Agricutura

Confagri 26 Fev 2024

 

 

 

O Cooperativismo e a Agricultura continuam a fazer história.
Contrariamente à imagem retrógrada que tem sido atribuída ao sector, tanto as cooperativas agrícolas como os agricultores, técnicos e dirigentes que as compõe contribuem, ativamente, para que a inovação e a evolução tecnológica caminhem a par e passo com o setor agroalimentar.
Arriscamo-nos, portanto, a ir mais longe: não foram nem o cooperativismo, nem a agricultura que passaram à história, mas sim a educação, informação e divulgação sobre o progresso tecnológico a que o mundo rural português tem assistido.

É por isso que para a CONFAGRI é imperativo mudar este cenário e mostrar como, cada vez mais, os agricultores, técnicos e dirigentes têm sido agentes de mudança cruciais nas áreas da energia, smartfarming, agricultura de precisão, uso eficiente e sustentável de recursos, aproveitamento da biomassa, redução de contaminação por produtos fitofarmacêuticos, soluções de adaptação a fenómenos meteorológicos extremos, promoção e organização da produção e incentivo ao consumo de produtos locais.

Neste âmbito, com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural – PDR2020, comprometemo-nos a produzir cinco vídeos demonstrativos de como Portugal está repleto de exemplos de boas práticas dos setores agrícola, florestal, agroalimentar e outros agentes de desenvolvimento rural.
Os exemplos escolhidos demonstram bem a capacidade de resiliência e adaptação a novas tecnologias, o impacto sustentável delas advindo e o retorno económico, social e ético obtido através da aliança do sector com a inovação.
Separados por cinco temas de relevante importância, os vídeos de divulgação produzidos, em versão curta e longa, pretendem elucidar a população de que não é apenas na cidade que se assiste à evolução tecnológica. No campo, esta é visível e palpável, tendo um impacto direto na vida dos nossos produtores e consumidores.

Com orgulho agradecemos a todas as cooperativas envolvidas pelo esforço, dedicação e compromisso com que se adaptam, procuram e encontram respostas para dinamizar a produção nacional.
É olhando para todos esses casos que cada vez mais temos a certeza de que Connosco Cresce Portugal.

– Nuno Serra, Secretário-Geral da CONFAGRI

Apresentação de Produtos Cooperativos

 

Acreditamos no setor cooperativo agrícola pois, graças a ele, pequenos, médios e grandes produtores têm a oportunidade de trabalhar a terra, escoar os seus produtos e valorizar o potencial agrícola de Portugal.
Como tal, cremos também que a promoção da dieta mediterrânica, a organização de cadeias curtas de distribuição a nível local, a digitalização da agricultura e a internacionalização de Portugal, no qual temos vindo a apostar há já muitos anos, têm efeitos muito positivos a nível económico e social.
Assim, o setor cooperativo é não só uma peça crucial na valorização dos produtos agrícolas produzidos pelos seus associados e um elemento essencial para a propagação de hábitos de consumo sustentáveis, éticos e saudáveis, mas é também uma elemento chave para transitarmos para uma agricultura e economia circular.
O presente vídeo foi desenvolvido tendo aproveitando o envolvimento das cooperativas nos projetos PDR2020 promovidos pela CONFAGRI, “Aproximar | Cadeias Curtas de distribuição”, “Mediterrânico Local – Rota para uma alimentação sustentável” e “Agrosmart Global – plataformas de e-commerce para os mercados chinês e americano”.
Agradecemos, assim, a participação da Cooperativa Agrícola de Valongo, da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, da Vercoope – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes, da Adega Cooperativa de Favaios, da Adega Cooperativa de Ponte de Lima e da CAPEMEL- Cooperativa de Apicultores, Produtores e Embaladores de Mel.

 

Veja aqui a versão curta.

As Organizações de Produtores e a Carne de Raças Autóctones 

 

Em territórios remotos, onde o risco de desertificação impera, as cooperativas desempenham um papel fundamental para os produtores pecuários.
Promovendo a produção de raças autóctones, bem como a comercialização da sua carne, o trabalho das cooperativas permite valorizar as espécies portuguesas, manter e cuidar o património genético nacional e, sobretudo, garantir as melhores condições de bem-estar e saúde animal.
Os produtores, técnicos, dirigentes e exportadores envolvidos em todo o processo, são um grande exemplo de boas práticas de produção e saúde animal, contribuindo para alimentos de qualidade superior e para uma alimentação mais saudável.
Agradecemos, portanto, a participação e fantástico trabalho da PEC- Nordeste, da CAPOLIB -Cooperativa Agro Rural De Boticas, da Agros e da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

 

Veja aqui a versão curta.

As Cooperativas Agrícolas e a Transição Energética

 

Os agricultores estão na linha da frente na manutenção do meio ambiente.
Como tal, as cooperativas agrícolas são fortes agentes de sensibilização para a importância da transição energética, prestando-se como exemplo claro de boas práticas adotadas para reduzir a pegada de carbono e de valorização das energias renováveis.
Neste sentido, apresentamos casos concretos das apostas cooperativas agroalimentares que resultam do envolvimento destas nos projetos apoiados no âmbito do programa Energia Inteligente para a Europa, TESLA e nos programa Horizonte 2020 SCOOPe.
Muito agradecemos à Cooperfrutas, à Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, à UCASUL- União de Cooperativas Agrícolas do Sul e Cooperativa Agrícola do Távora não apenas pelo seu contributo, mas também por apostar no desenvolvimento sustentável da produção nacional.

 

Veja aqui a versão curta.

As Organizações e a Adaptação às Alterações Climáticas e Fenómenos Extremos

 

Portugal, ao nível Europeu, é um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas, pelo que se torna imperativo que as Confederações, Organizações e Cooperativas adotem soluções que promovam uma agricultura mais verde, mais inovadora e mais competitiva.
Para a CONFAGRI, inovação, ciência e ação coletiva são caminhos necessários de percorrer para fazer crescer Portugal, pelo que o seu envolvimento no apoio de soluções para adaptação e minimização dos impactos causados por situações climáticas extremas são uma prioridade.
Seja a nível de eficiência do uso da água, da energia, ou de soluções agrícolas de baixo carbono, há vários exemplos de boas práticas a encontrar pelo país fora.
Conheça o caso da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros e da Cooperativa Agrícola do Távora, a quem muito agradecemos o seu contributo e empenho na adoção de soluções inovadoras para preservar recursos, biodiversidade e garantir níveis ímpares de qualidade da sua produção.

 

Veja aqui a versão curta.

As Cooperativas e a Digitalização da Agricultura

 

Revolucionar a indústria agrícola passa, efetivamente, pelo uso de tecnologias de ponta que permitam ao mesmo tempo valorizar os recursos naturais e alcançar um produto final de qualidade com um nível reduzido de fitofarmacêuticos e fertilizantes.
Como tal, a CONFAGRI tem tido um papel fundamental, juntamente com as suas cooperativas associadas, no processo de disseminação dos benefícios da digitalização da agricultura, das soluções de smartfarming e agricultura de precisão, bem como no apoio técnico prestado.
Nesta área, destacamos os projetos Life Gaia Sense e o DigiFarm2All, bem como os parceiros SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, a Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, a Adega Cooperativa de Cantanhede e a Agros, cujo contributo para este vídeo e para a digitalização da agricultura não podemos deixar de agradecer.

 

Veja aqui a versão curta.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi