Bancos Cooperativos Europeus Atingem Novos Patamares em 2023: Quota de Mercado Recorde, Crescimento do Emprego e Presença Local Inigualável

Confagri 26 Nov 2024

Bancos Cooperativos Europeus Atingem Novos Patamares em 2023: Quota de Mercado Recorde, Crescimento do Emprego e Presença Local Inigualável


Os bancos cooperativos em toda a Europa demonstraram resiliência e crescimento, mesmo perante os desafios de taxas de juro mais elevadas, incerteza económica, regulamentos rigorosos e rápidas mudanças digitais.

.

A última avaliação analítica anual da Associação Europeia de Bancos Cooperativos (EACB) e da Universidade de Tilburg destaca a sua notável quota de mercado, o forte desempenho económico, o crescimento recorde do número de membros e o compromisso constante com as comunidades locais.
.
A carta de investigação “O desempenho dos bancos cooperativos europeus em 2023 – um retrato” avalia 18 grupos de bancos cooperativos europeus líderes em relação aos seus concorrentes bancários. Compilada pelo Professor Hans Groeneveld da Universidade de Tilburg, a avaliação acompanhou o desempenho dos bancos cooperativos nos últimos 20 anos.
.
Principais conclusões do relatório 2023:
1. Membros de topo: Os bancos cooperativos atingiram um máximo histórico de mais de 90 milhões, ganhando 1,4 milhões de novos membros só em 2023.
2. Crescimento do emprego: O emprego a tempo inteiro nos bancos cooperativos aumentou 1,5 % em 2023 – o maior aumento desde 2011.
3. Quota de mercado recorde: Os bancos cooperativos alcançaram quotas de mercado recorde nos principais mercados bancários de retalho pelo terceiro ano consecutivo, impulsionados por um forte crescimento de empréstimos e depósitos.
4. Solidez financeira: Os bancos cooperativos registaram fortes ganhos financeiros, com a rendibilidade do capital próprio a subir para 10,1%, o rácio custo-rendimento a descer para 52,9% e o rácio de capital de nível 1 a atingir um recorde de 18,1%.
5. Compromisso com a presença local: Os bancos cooperativos mantiveram uma forte presença nas zonas rurais, com um encerramento de agências significativamente inferior ao dos outros bancos.

.
O Professor Hans Groeneveld observa: “Os bancos cooperativos registaram bons resultados em 2023. As quotas de mercado nos principais mercados nacionais da banca de retalho e o seu rácio de nível 1 atingiram novos níveis recorde. Ao mesmo tempo, os números de 2023 confirmam as diferenças estruturais entre os bancos cooperativos e todos os outros bancos. Tal pode ser observado, entre outros aspetos, na concessão de crédito. Os bancos cooperativos expandiram a sua carteira de empréstimos, enquanto os empréstimos por liquidar dos outros bancos diminuíram ligeiramente.”

.
A CEO da EACB , Nina Schindler , sublinhou, “O crescimento contínuo do sector e o impacto na comunidade são, além disso, uma importante chamada de atenção para o valor de um mercado diversificado. Estes marcos são a prova viva do modelo de negócio sustentável a longo prazo e da incomparável abordagem de primeiro lugar na comunidade, inerente à banca cooperativa. Os bancos cooperativos são mais do que lucros – eles servem as pessoas como parceiros de longo prazo e constroem um futuro melhor para a sociedade como um todo.


Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi