Câmara de Gouveia apoia ovinos da raça Serra da Estrela

Confagri 18 Mar 2019

A Câmara Municipal de Gouveia decidiu atribuir vários incentivos financeiros aos agricultores do concelho, que vão desde o apoio ao efetivo ovino da raça Serra da Estrela, até à produção de leite.

O apoio, que consta de um regulamento municipal elaborado pela autarquia presidida por Luís Tadeu, também abrange os produtores de caprinos e ovinos daquele concelho da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda.

A autarquia refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que o denominado Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia destina-se aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura no município.

Segundo a fonte, o regulamento prevê a atribuição de incentivos à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino e aos criadores das explorações agropecuárias de gado ovino e caprino já existentes.

Também contempla apoios para os produtores de leite de ovelha da raça Serra da Estrela, para as queijarias com sede no concelho de Gouveia e apoio técnico municipal às explorações no processo de licenciamento de queijarias.

Está ainda prevista a atribuição de um incentivo financeiro de 5.000 euros para jovens agricultores que se instalem no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou na caprinicultura e apoios à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes, no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos.

Para os ovinos da raça Serra da Estrela são também anunciados incentivos para o aumento do efetivo pecuário reprodutor de 10 euros por animal, até ao máximo de 30 animais, e de seis euros por animal, para mais de 30, não aplicável em 2019.

Existe ainda um incentivo para o aumento do efetivo pecuário reprodutor de cinco euros por animal até 30 animais e de três euros/animal para mais de 30 animais para ovinos de outras raças e caprinos, também não aplicável em 2019.

O mesmo regulamento inclui apoios para a produção de leite de ovelha da raça Serra da Estrela, para o leite laborado/transformado em queijarias do concelho será atribuído o apoio de 0,02 euros por litro e para o leite laborado/transformado fora do âmbito das queijarias do concelho o apoio será de 0,005 euros/litro e um incentivo anual de 250 euros para as queijarias legalizadas.

Segundo a Câmara Municipal de Gouveia, as candidaturas devem ser apresentadas no Gabinete de Saúde Pública e Veterinária até ao dia 31 de maio. O município de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI